Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 gratuitamente já podem pedir a isenção da taxa de inscrição. O período de solicitação vai até 25 de abril. O prazo de inscrição e a data da prova ainda serão divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
Em 2024, mais de 60% dos inscritos no Enem conseguiram a isenção e não tiveram que pagar a taxa de 85 reais. Os candidatos que pediram a isenção no ano passado e não foram fazer a prova precisam justificar a ausência para solicitar uma nova dispensa de taxa.
Todo processo é feito pela internet, na página do participante com o login do gov.br através do endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante.
Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante), com o login único do gov.br. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da plataforma. Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem em 2024 precisam justificar a ausência caso queiram participar da edição de 2025 gratuitamente.
O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
-
Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
-
Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
-
Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Leia Mais
Estudante de 17 anos da Escola Daniel Berg em Cacoal, gabarita matemática no Enem
O Minuto Notícia – Informação é Poder!