Em Cacoal cidade no estado de Rondônia, tem um grande talento neste esporte. Maysa Silva de Oliveira de 15 anos, já acumula os mais variados títulos. A jovem começou aparecer com grande talento nesse esporte em novembro de 2022, quando participou de seu primeiro torneio, a XIV Copa Cacoal de Xadrez, com apenas 14 anos, mesmo sem ter professor de xadrez, jogou e se consagrou campeã no feminino daquele torneio.
Já no ano 2023, no mês de fevereiro, Maysa participou de um torneio em Alta Floresta do D’Oeste e conseguiu uma vitória quase impossível, quando derrotou um professor de Xadrez daquela cidade, e assim ficou com o 1º lugar absoluto no feminino.
Ainda em fevereiro daquele ano, ocorreu o torneio de rápidas CBX/FIDE em Cacoal, e novamente Maysa se consagra campeã.
Em 25 de março de 2023, aconteceu outro torneio duplo em Santa Luzia do D’Oeste, partidas Rápidas e BLITZ, novamente, lá estava Maysa conseguindo desta vez ser campeã do sub 16, sub 18, e ainda saiu em primeiro lugar do feminino no BLITZ, ela foi premiada com o troféu de melhor no feminino no torneio de Rápidas.
Maysa participou do JIR desse ano, atuando por Alta Floresta D’Oeste, na equipe feminina, ajudando a equipe a conquistar O 2° lugar.
E para finalizar o ano de 2023, a jovem Maysa que vem acumulando títulos sendo uma grande promessa na modalidade deste esporte, com muita técnica, foi campeã no primeiro INTERCHESS do CTPM-IX, e na primeira participação dos jogos abertos foi primeiro lugar individual e por equipe jogando por Cacoal, cidade que reside com sua família.