Rondônia, 30 de abril de 2024
O Minuto Notícia ×

Escritor jaruense é recebido pelo governador de Mato Grosso Mauro Mendes

Elias Gonçalves foi recebido no Palácio dos Capitães Generais em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Autor:
Prefeito de Vila Bela, André Bringsken (MDB), a primeira primeira-dama Daiana Fernanda, governador Mauro Mendes, o escritor Elias Gonçalves, a secretária de Comunicação de Mato Grosso, Laice Souza e o deputado estadual matogrossense Dr. Gimenez (Foto: Assessoria / Governo de Mato Grosso)

Assim que tomou conhecimento do trabalho produzido por Elias Gonçalves, Mauro Mendes fez questão de cumprimentá-lo pessoalmente e o fato de ter ocorrido em Vila Bela da Santíssima Trindade representou um marco na vida do escritor.

Em sua segunda visita a Mato Grosso, onde cumpriu uma série de compromissos, principalmente em Vila Bela da Santíssima Trindade, a sua cidade natal, o escritor jaruense Elias Gonçalves foi recebido na manhã desta segunda-feira (18) pelo governador Mauro Mendes Ferreira (União Brasil).

O encontro com Mauro Mendes ocorreu nas dependências do Palácio dos Capitães Generais, local em que no passado foi sede administrativa da Capitania de Mato Grosso.

Mauro Mendes recebeu o escritor jaruense por ocasião de sua visita à Vila Bela, ocorrida durante a Festança 2022, evento bicentenário local que movimenta Vila Bela da Santíssima Trindade de 13 a 25 de julho deste ano e é considerado a maior expressão cultural do Estado.

Além de ter uma breve e produtiva conversa com Mauro Mendes, Elias Gonçalves entregou ao governador de Mato Grosso um exemplar autografado da inédita segunda edição do livro Encanto Literário, obra que conta com 60 poemas, sendo dois deles em homenagem à Vila Bela da Santíssima Trindade. O primeiro é fruto da imaginação do escritor e o segundo foi construído a partir da primeira impressão que Elias Gonçalves teve de Vila Bela após retornar ao município em janeiro deste ano quatro décadas depois de deixar suas origens.

Assim como o governador Mauro Mendes que desejou boas-vindas ao escritor Elias Gonçalves, o prefeito de Vila Bela, André Bringsken, conhecido como Dr. André (MDB) demonstrou satisfação com a presença do escritor pela segunda vez em Vila Bela da Santíssima Trindade. Ambos foram unânimes em ressaltar que o trabalho poético engrandece a cultura matogrossense, principalmente Vila Bela, a cidade natal do escritor, conhecida como a eterna capital de Mato Grosso.

Ainda em Vila Bela, o escritor jaruense esteve na Escola Estadual Quilombola Verena Leite de Brito na última sexta-feira (15/07). Na oportunidade, Elias Gonçalves, que é um dos principais nomes literários do período contemporâneo jaruense, foi recebido pela diretora da instituição, Sonia Corrêa de Morais e pela professora de disciplinas Quilombolas, Gilma Fernandes Moraes. Conforme informado pelo escritor, Gilma Moraes foi sua primeira fonte para se chegar às demais pessoas de Vila Bela e, por esta razão, fez questão de agradecê-la pessoalmente por ajudá-lo nos contatos com importantes autoridades locais.

Durante a estadia na Escola Quilombola Verena Leite de Brito, Elias Gonçalves apresentou a última edição do livro Encanto Literário e presenteou a instituição com exemplares que, segundo a escola, serão apresentados aos estudantes após o retorno do recesso escolar.

Elias Gonçalves declarou que foi uma honra retornar à Vila Bela da Santíssima Trindade, pois a população o recebeu como um filho da terra, que mesmo tendo deixado a cidade ainda criança, jamais se esqueceu de suas raízes.

O escritor jaruense Elias Gonçalves possui ao todo cinco livros produzidos. O último deles, A Biografia dos Distritos de Jaru, foi lançado no último dia 15 de junho e pode ser adquirido pelo telefone WhatsApp (69) 992418033.

Elias Gonçalves e a diretora da escola estadual Quilombola Verena Leite de Brito, Sonia Corrêa de Morais (Foto: Assessoria)

 

(Foto: Assessoria)

 

(Foto: Assessoria)

 

À esquerda Gilma Fernandes Moraes Professora das disciplinas Quilombolas na escola estadual Quilombola Verena Leite de Brito, a diretora da instituição, Sonia Corrêa de Morais e o escritor jaruense Elias Gonçalves (ao centro) – Foto: Assessoria


Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário