Rondônia, 24 de abril de 2024
O Minuto Notícia ×

Escritor jaruense é recebido pelo prefeito e pelo vice-presidente da Câmara de Vale do Anari

O livro do escritor jaruense apresentará uma curta abordagem sobre a localidade visitada nesta sexta-feira (16), uma vez que o povoado Capitão Silvio de Farias pertenceu ao município de Jaru por aproximadamente sete anos.

Autor:
Historiador jaruense professor Elias.

O escritor jaruense Elias Gonçalves Pereira esteve na manhã desta sexta-feira (16) em Vale do Anari, onde foi recebido inicialmente pelo vice-presidente da Câmara daquele município, o vereador Antônio de Jesus Santos, o Toin da Bateria e depois pelo prefeito Anildo Alberton, conhecido popularmente como Anildo Madeireiro.

O livro do escritor jaruense apresentará uma curta abordagem sobre a localidade visitada nesta sexta-feira (16), uma vez que o povoado Capitão Silvio de Farias pertenceu ao município de Jaru por aproximadamente sete anos. Porém, mesmo sendo uma obra que não vai mencionar quaisquer tipos de ações da gestão atual, o prefeito de Vale do Anari, Anildo Madeireiro fez questão de receber Elias Gonçalves em seu gabinete e, por ser pioneiro da localidade, falou com bastante propriedade a respeito de importantes acontecimentos da história de Vale do Anari.

O mesmo pensamento do prefeito de Vale do Anari foi compartilhado pelo vice-presidente da Câmara, o vereador Antônio de Jesus. Com isso, tanto o município quanto a Câmara daquela cidade ajudarão no que for possível para enriquecer ainda mais a obra que o escritor Elias Gonçalves está elaborando sobre parte da história regional de Rondônia.

O livro A Biografia dos Distritos de Jaru abrangerá momentos históricos decisivos de quatro municípios do interior rondoniense (Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari). Ao considerar a divisão territorial de Rondônia que conta com 52 municípios, significa que, após ser lançada, a obra apresentará uma cobertura histórica de quase 10% do Estado em um período bem específico.

Em Vale do Anari, Elias Gonçalves também foi recebido pelo titular da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE), Oriel Klamerick, onde após conhecer o trabalho que o escritor pretender fazer, declarou que a pasta está à disposição para que a história do povoado Capitão Silvio de Farias (hoje município de Vale do Anari) seja escrita de forma fidedigna aos acontecimentos.

Elias Gonçalves está escrevendo a sua quinta produção literária e, conforme já divulgado publicamente, além dos atuais distritos de Jaru – Bom Jesus, Santa da Cruz da Serra, Tarilândia – e o subdistrito de Jaruaru, a obra irá abordar a história dos Núcleos Urbanos de Apoio Rural (Theobroma, Pedra Branca e Colina Verde), bem como o Povoado Capitão Silvio de Farias (hoje um espaço territorial pertencente ao município de Vale do Anari).

Enquanto a abordagem da história dos atuais distritos de Jaru vai chegar ao ano de 2021, a narrativa dos Nuares e do povoado Capitão Silvio será apenas até ao momento em que essas localidades ainda pertenciam ao município. Até agora, o escritor foi recebido pelos prefeitos de Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari. Todas as administrações ressaltaram o quanto é importante valorizar a história local, construída através de ações executadas por um povo simples, humilde e trabalhador.



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário