MENU

Ex-aluna do CEEJA valoriza educação como recomeço

Foi por meio dessa modalidade de ensino que ela concluiu o ensino médio, passo fundamental para sua trajetória acadêmica e profissional. Hoje, além de vereadora, ela é graduada em Serviço Social.

Compartilhar:
Ex-aluna do CEEJA valoriza educação como recomeço

A vereadora Nice Condaque, em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Cacoal, tem reforçado a importância do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) como uma verdadeira oportunidade de recomeço para quem precisou interromper os estudos ao longo da vida.

Segundo a parlamentar, o CEEJA vai muito além da sala de aula. “É um espaço de oportunidade, aprendizado, acolhimento e respeito. Um lugar que transforma histórias”, afirmou. As matrículas para o ano letivo de 2026 estarão abertas entre os dias 19 e 23 de janeiro, pelo site da Seduc https://matriculaonline.seduc.ro.gov.br

Também é possível se inscrever presencialmente na unidade, localizada na Avenida São Paulo, nº 2745, centro de Cacoal, das 7h30 às 12h.

História que inspira

Ex-aluna do CEEJA, Nice Condaque é um exemplo vivo do impacto da instituição. Foi por meio dessa modalidade de ensino que ela concluiu o ensino médio, passo fundamental para sua trajetória acadêmica e profissional. Hoje, além de vereadora, ela é graduada em Serviço Social.

“Eu sei como é difícil retomar os estudos depois de um tempo fora da escola. Mas nunca é tarde para mudar a própria história. O CEEJA está de portas abertas para todos”, destacou a parlamentar, que tem se empenhado pessoalmente na divulgação e valorização do programa no município.

Ensino flexível para jovens, adultos e idosos

Voltado para pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade regular, o CEEJA atende anualmente cerca de 800 alunos em Cacoal, entre jovens, adultos e idosos. A informação é da diretora Lucilene Gonçalves, que ressalta o modelo diferenciado de ensino.

“São estudantes que precisam de um formato mais flexível, que respeite o tempo, a rotina e o ritmo de aprendizagem de cada um”, explicou.

A idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. O atendimento é individualizado e contínuo, com dias e horários definidos conforme a necessidade do aluno. A cada seis meses, é possível concluir um ano letivo.

Estrutura e alimentação de qualidade

As aulas são presenciais e a unidade conta com salas climatizadas, lousa interativa, datashow, laboratórios de química e informática, além de almoço e jantar, reconhecidos pela qualidade oferecida aos estudantes.

Documentos necessários para matrícula

  • 2 fotos 3×4
  • Cópia do CPF e RG
  • Certidão de nascimento ou casamento (cópia)
  • Conta de energia (cópia)
  • Histórico escolar ou declaração original
  • Para menores de idade: RG e CPF do responsável