O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) divulgou um relatório detalhado sobre as autuações registradas em Cacoal (RO) entre janeiro e setembro de 2025. Os dados, compilados com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Semtran, apontam para uma redução no volume de multas aplicadas.
De acordo com o levantamento, foram registradas 22.598 autuações em 2025, número 7% menor do que o apurado no mesmo período de 2024, quando houve 24.306 infrações. Apesar da queda geral, alguns tipos de violações ainda chamam atenção pela frequência e gravidade.
Entre as mais de 22 mil multas, 46% (10.499) foram por excesso de velocidade, consolidando essa infração como a mais recorrente nas vias da cidade. O segundo tipo de autuação mais comum foi o trânsito com veículo não licenciado, que somou 1.316 registros, seguido de 1.310 motoristas flagrados sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outras 796 infrações foram aplicadas por falta do uso do cinto de segurança.
Outro ponto que o relatório evidencia é o comportamento dos motociclistas. Embora representem menos de 30% da frota veicular de Cacoal, eles foram responsáveis por 45% das autuações, totalizando 10.728 multas. O índice reforça a necessidade de políticas de conscientização voltadas especialmente a esse público, que ainda figura entre os mais vulneráveis no trânsito.
Segundo o coordenador de Educação no Trânsito, Luciano Burgarelli, os números refletem tanto o esforço educativo quanto o impacto das ações fiscalizatórias. “O objetivo é sempre salvar vidas, e os dados mostram que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a ser feito”, afirmou. Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!