Rondônia, 25 de novembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Exportação de Café Rondoniense ganha impulso com acordo entre ApexBrasil e Luckin Coffee

Desde 2023, mais de 3 bilhões de reais foram negociados em café com a China. Há 400 milhões de consumidores de café na China. Expectativa é de que ao menos 4 milhões, se interessem pelo Robusta Amazônico.

Autor:
Há 400 milhões de consumidores de café na China. Expectativa é de que ao menos 4 milhões, se interessem pelo Robusta Amazônico.

A exportação do café brasileiro ganhou um novo impulso com a assinatura de um contrato entre a ApexBrasil e a Luckin Coffee, a maior rede de cafeterias da China. O acordo foi firmado pelo presidente da Agência Brasileira de Exportações (ApexBrasil), Jorge Viana, pelo vice-presidente da República e ministro Geraldo Alckmin, e pelo CEO da Luckin Coffee, Guo Jinyi.

O compromisso prevê a compra de aproximadamente 240 mil toneladas de café brasileiro pela Luckin Coffee, incluindo grãos robusta e cafés especiais. Além do comércio, a parceria prevê iniciativas para promover a cultura do café brasileiro na China.

Um dos destaques é a criação de um Museu do Café Brasileiro na cidade de Kunshan, celebrando a rica tradição cafeeira do país. Eventos promocionais, como degustações e festivais, também estão planejados para aumentar o consumo e fortalecer a imagem do Brasil como líder global na produção de café.

A parceria começou em Cacoal (RO), no ano de 2023, com a visita de estrangeiros que vieram à capital do café rondoniense para conhecer o grão. Com o programa Exporta Mais Brasil, a ApexBrasil levou 23 compradores de 11 países para negociar a compra da produção de cafés especiais robustas da Amazônia.

Desde 2023, mais de 3 bilhões de reais foram negociados em café com a China. Há 400 milhões de consumidores de café na China. Expectativa é de que ao menos 4 milhões, se interessem pelo Robusta Amazônico.

As visitas dos 23 compradores internacionais a propriedades cafeicultoras de Cacoal e arredores começaram na fazenda Selva Café, sob a condução do proprietário Juan Travain.

Pela manhã, os visitantes conheceram as etapas do plantio, do manejo e da colheita; no início da tarde, foram apresentados ao processo de beneficiamento, seleção e expedição dos grãos robustas amazônicos.

Na sequência, foi realizado o primeiro cupping da agenda, seguido de uma mesa de negociação. Desde o ano passado, mais de 3 bilhões de reais foram negociados em café com a China.

Este acordo representa um marco significativo para a exportação de café brasileiro, fortalecendo a presença do Brasil no mercado internacional e promovendo a rica cultura cafeeira do país.

 

Mais notícias

Produtores de Café Robusta Amazônico de Rondônia participam da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte

 

O Minuto Notícia – Informação é Poder!



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário