Informações que circulam nos bastidores da política rondoniense indicam que o deputado federal Fernando Máximo estaria articulando uma possível candidatura ao governo do estado nas eleições de 2026. A estratégia incluiria a formação de uma chapa com o prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro, ocupando a posição de vice-governador.
Segundo fontes ligadas ao meio político estadual, uma reunião realizada nesta semana teria sido o palco de uma tentativa direta de Máximo em convencer Flori a integrar o projeto político. Caso a composição avance, o grupo político teria como objetivo estruturar uma base eleitoral sólida ao longo de todo o eixo da BR-364, principal corredor político e econômico de Rondônia.
Nesse cenário, a articulação envolveria municípios estratégicos que vão desde Vilhena até Porto Velho, passando por cidades de forte peso eleitoral como Pimenta Bueno, Cacoal, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes, até Porto Velho.
Nos bastidores, analistas políticos avaliam que uma eventual aliança entre Fernando Máximo e Flori poderia formar um dos grupos mais competitivos para enfrentar a candidatura do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, que também é apontado como nome forte para a disputa estadual e possui base política consolidada em Cacoal, dentre outros municípios.
O principal entrave para a consolidação da chapa, no entanto, estaria na própria ambição política do prefeito de Vilhena. De acordo com interlocutores próximos às tratativas, Flori também teria interesse direto em disputar o governo e não demonstraria entusiasmo em ocupar a posição de vice.
Ainda conforme informações de bastidores, Fernando Máximo já teria conseguido apoio de diversos parlamentares, o que fortalece sua posição dentro das articulações pré-eleitorais.
As informações que circulam até o momento são consideradas extraoficiais, porém teriam partido de pessoas próximas ao deputado federal. Nos corredores da política, a leitura é de que o vazamento dessas movimentações teria também um objetivo estratégico: provocar reação antecipada de possíveis adversários e testar a força do projeto político.
A reportagem tentou contato com o deputado federal Fernando Máximo para comentar o assunto, mas até o momento não houve retorno. Também foi feita tentativa de contato com o prefeito de Vilhena, porém o número repassado à reportagem acabou sendo atendido no município de Chupinguaia.
O portal O Minuto Notícia segue acompanhando atentamente os bastidores da corrida eleitoral para o governo de Rondônia nas eleições de 2026.
Novas informações poderão surgir a qualquer momento à medida que as articulações políticas avancem nos próximos meses.
Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!