
Um filhote de jaguatirica foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar após ser encontrado ferido às margens da rodovia que liga os municípios de Cerejeiras e Corumbiara (RO).
Segundo informações, o animal estava nas proximidades da Linha 2, a aproximadamente 18 quilômetros de Cerejeiras, no sentido de Corumbiara.
De acordo com o boletim de ocorrência, a suspeita é de que o filhote tenha sido atropelado enquanto tentava atravessar a pista. Após localizar o animal, os bombeiros realizaram a contenção de maneira segura e o transportaram inicialmente até o quartel da corporação, em Cerejeiras.
Na sequência, um médico-veterinário voluntário realizou os primeiros procedimentos e a avaliação clínica. Os exames apontaram múltiplas fraturas nas regiões da pelve e do tórax.
O filhote foi encaminhado para uma clínica veterinária de Cerejeiras, onde permanece internado, recebendo medicação e acompanhamento especializado. Apesar dos ferimentos, o quadro clínico foi considerado estável após os primeiros atendimentos.
O responsável pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Vilhena (RO), informou que aguarda autorização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em Porto Velho (RO), para que o animal seja transferido à capital.
A transferência permitirá a continuidade do tratamento, além do processo de reabilitação necessário para avaliar uma possível devolução do animal à natureza.
Os órgãos ambientais competentes foram comunicados e acompanham as providências relacionadas ao caso.
Nelson Salles
Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!