
Na manhã desta sexta-feira, dia 20 de março, a Polícia Civil do Estado de Rondônia demonstrou, mais uma vez, que memória institucional não prescreve — especialmente quando o alvo é um homicida condenado.
A ação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público, e resultou na localização e prisão de J. B. F., foragido da Justiça do Estado de Minas Gerais.
O trabalho não foi fruto de acaso. Trata-se de investigação baseada em inteligência policial qualificada, que permitiu identificar o paradeiro do condenado escondido em território rondoniense, mais precisamente no município de Cacoal. A partir disso, foi possível cumprir o mandado de prisão expedido pela autoridade judiciária competente.
O indivíduo carrega nas costas uma condenação pesada: foi sentenciado pelo homicídio de um agente da Polícia Civil, crime ocorrido no ano de 2005 e que, à época, gerou significativa repercussão social, sobretudo dentro das instituições de segurança pública — afinal, quando se ataca um agente do Estado, o eco é sempre maior.
Após o devido processo legal, a Justiça fixou pena de 14 (quatorze) anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. Pena que, como se vê, ele tentou evitar na prática, apostando na velha estratégia do sumiço — que, mais uma vez, não funcionou.
No momento da abordagem, os policiais constataram que o foragido não apenas devia à Justiça, como também insistia em ampliar o currículo criminal: ele estava em posse de uma arma de fogo sem a devida autorização legal.
Diante da situação, além do cumprimento do mandado de prisão, foi dada voz de prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, reforçando que, para alguns, errar uma vez parece nunca ser suficiente.
A Polícia Civil de Rondônia reafirmou seu compromisso com a segurança pública e destacou a importância da integração entre as forças de segurança no combate à criminalidade organizada — uma engrenagem que, quando funciona, costuma encurtar bastante o caminho de quem insiste em fugir da lei.
Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!