A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro-MS), uma espécie de Idaron, apura suspeitas de morte de gado devido ao frio no estado. Agentes do órgão estadual foram a Tacuru, Iguatemi e Glória de Dourados para apurar as mortes dos animais.
Em um vídeo, que teria sido divulgado amplamente nas redes sociais, é possível ouvir o relato de um produtor rural de Tacuru, sobre o gado morto após onda intensa de frio. O pecuarista contabiliza os prejuízos. “Gado morrendo de frio, agoniando. Várias cabeças, têm vários deitados”.
A informação é que são 130 novilhas que teriam sido compradas em Rondônia, onde as temperaturas não baixam mais do que 12º C, no seu pior período, que é o mês de julho, em Vilhena (RO). O restante do estado e nos outros 11 meses do ano, as temperaturas variam entre 18º C e 38º C.
Após receber os relatos das três cidades, a Iagro-MS emitiu uma nota alertando aos pecuaristas para as baixas temperaturas entre 12 e 14 de julho, informou a assessoria de imprensa. “Cuide do seu rebanho e evite prejuízos!”, pontuam em nota.
Veja este vídeo
Continue lendo
Entre sexta-feira (12/07) e domingo (14/07), a previsão indica temperaturas baixas, com mínimas entre 5 e 8°C.
❄ Sábado (13/07) a Domingo (14/07): Metade sul do estado: maior cobertura de nuvens e temperaturas baixas. Demais regiões devem predominar sol e variação de nebulosidade.
O Sindicato Rural de Tacuru também apura as suspeitas das mortes do gado devido ao frio. Uma equipe veterinária especialista deve ser encaminhada ao local.
Veja a previsão para as regiões do estado
🌡️ Sul, Sudoeste, Leste e Sudeste:
Mínimas: 5 – 11°C;
Máximas: 14 – 20°C.
🌡️ Região Pantaneira:
Mínimas: 10 – 13°C;
Máximas: 19 – 22°C.
🌡️ Norte e Bolsão:
Mínimas: 13 – 17°C;
Máximas: 26 – 29°C.
🌡️ Campo Grande:
Mínimas: 11 – 13°C;
Máximas: 21 – 24°C.