Rondônia, 25 de novembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Gosto e odor de água fornecida pela Caerd em Jaru é questionado por consumidores; vários protestos

A geosmina sozinha não é necessariamente perigosa, ela é um composto orgânico inofensivo, mas que traz diversos desconfortos e pode ser um sinal grave de uma água contaminada.

Autor:
Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd) escritório de Jaru.

Há duas semanas, alguns moradores dos mais diversos setores da cidade de Jaru, tem alertado e reclamado de um possível gosto de barro na água fornecida pela companhia de abastecimento Caerd.

Os clientes consideram que este caso não é normal e não ocorre com esta atual frequência.

Mesmo após ser filtrada, ainda assim o gosto de barro persiste.

A reclamação é geral, mas até o momento a Caerd não se manifestou sobre os fatos.

Geosmina: Por que a água tem gosto de barro?

Antes de mais nada precisamos definir, o que é geosmina? A geosmina é um elemento orgânico, presente na natureza, que tem como característica exalar um cheiro de terra molhada. Ela é produzida, principalmente, por bactérias, algas e fungos.

Mas por que os casos de água contaminada com geosmina são mais recorrentes no verão? A resposta se dá, especialmente, pela maior incidência de sol nos reservatórios de água. Quanto mais luz solar, mais energia para as cianobactérias se proliferarem e produzirem a geosmina. É o caso da água do Rio de Janeiro, que é um estado com um verão muito latente e que sofre todos os anos com a má qualidade no abastecimento de água.

A geosmina é perigosa?

A geosmina sozinha não é necessariamente perigosa, ela é um composto orgânico inofensivo, mas que traz diversos desconfortos e pode ser um sinal grave de uma água contaminada.

Primeiramente, uma água com geosmina tem um aspecto desagradável, tornando o seu consumo quase impossibilitado, afinal o odor e sabor da água são muito acentuados. Porém, o risco efetivo está no que ela representa. Além da alta incidência de sol, outros fatores possibilitam que a geosmina se desenvolva nos reservatórios de água como, por exemplo, a presença de componentes orgânicos como fezes, urina, venenos agrícolas, esgoto industrial, entre outras formas de contaminação.

Ou seja, a Geosmina não faz mal, mas ela sinaliza que a água pode estar infectada e ser um risco para a saúde.

O perigo de uma água contaminada

Você sabia que por ano 2 milhões de pessoas no mundo morrem por conta de água contaminada? Esse é um dado alarmante divulgado pela Organização Mundial da Saúde e que não deixa o Brasil de fora. Segundo o Instituto Trata Brasil, na última década no país, 63% das internações infantis em hospitais foram realizadas por conta de doenças transmitidas pela água.

A água é fundamental para a vida e para a saúde, precisamos nos hidratar diariamente com uma boa quantidade dela, mas se ela não estiver em suas características ideais pode fazer o contrário, ao invés de aumentar nossa saúde pode nos deixar doentes.

Como eliminar a geosmina da água?

Se a água da sua residência está chegando com as características de contaminação por geosmina, o ideal é que você tenha um filtro capaz de tratar essa água na sua casa. Técnicas como a fervura não solucionam este problema, pois mesmo que matem as bactérias presentes na água, não eliminam os compostos orgânicos, nem reduzem a aparência desagradável.

Filtros para tratamento caseiro de água são poderosos aliados no combate às impurezas e nas doenças que essas trazem. Porém, escolher o aparelho ideal é fundamental, nem todos os filtros têm a mesma capacidade de tratamento de água.

Como escolher o filtro ideal?

Para garantir que a água da sua casa seja pura e segura para você consumir é importante que você saiba escolher o filtro ideal. Primeiramente ele precisa ter sido testado por órgãos que fazem a validação da capacidade do equipamento, através de testes, pesquisas científicas e estudos publicados.

Um detalhe fundamental é compreender que mesmo que ele retire as impurezas, o filtro precisa enriquecer a água, pois no processo de filtragem ele pode acabar eliminando também elementos fundamentais para nossa saúde como os minerais presentes na água. Então, se o filtro apenas purifica a água, ele pode estar tornando-a mais pobre e isso não é bom.

O filtro perfeito para a saúde, além de purificar, enriquece a água com minerais e antioxidantes e vai além, torna a água alcalina, com maior poder de hidratação e a deixa com o poder alcalinizante. Enfim, a água precisa ser transformada pelo filtro para ficar com as características que as melhores águas do planeta já possuem naturalmente.

 

As informações são do Jaru Online 



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário