Rondônia, 21 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Governador de RO lança programa “Agroleite”, em Machadinho do Oeste

O governador Marcos Rocha fez o lançamento oficial na presença de produtores rurais, prefeitos da região do Vale do Jamari e demais representantes de associações envolvidos na cadeia produtiva do leite.

Autor:
Botijas de nitrogênio foram entregues pelo Governo do Estado

O município de Machadinho d’Oeste, um dos maiores produtores de leite do Estado, foi palco do lançamento do programa Agroleite realizado pelo  Governo de Rondônia, na quinta-feira (12), na sede regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O governador Marcos Rocha fez o lançamento oficial na presença de produtores rurais, prefeitos da região do Vale do Jamari e demais representantes de associações envolvidos na cadeia produtiva do leite. O “Agroleite” vai beneficiar quase três mil produtores dos 52 municípios do Estado.

“O ‘Agroleite’ vai permitir que nossos produtores, principalmente os pequenos, tenham assistência técnica e acesso às tecnologias necessárias e assim possam produzir mais e com  qualidade”, enfatizou o governador Marcos Rocha.

O “Agroleite” é uma iniciativa do Poder Executivo, sendo desenvolvido pela Seagri, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio Leite do Estado de Rondônia (Condalron), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Estiveram presentes ao evento, os deputados estaduais Luizinho Goebel, Marcelo Cruz, Cirone Deiró.

Casal Luciene e Elis Pimenta acompanha o lançamento do programa

O presidente da Emater, Luciano Brandão, esclareceu que o programa é um marco para a pecuária rondoniense. “O governador definiu que fosse utilizado o recurso do Fundo de investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia (Fundo Proleite), em pesquisas e tecnologias, para apoiar os produtores do setor, e hoje estamos lançando o ‘Agroleite’, onde os produtores rurais terão toda a assistência”, destacou Luciano Brandão.

O casal Lucilene Faria Pimenta e Elis da Silva Pimenta atua há 14 anos na criação de gado leiteiro, em uma propriedade na região de Machadinho d’Oeste. Com 22 vacas, o casal produz três mil litros de leite por mês. “Nossas terras são fracas e precisam de investimento. Com pasto bom, podemos produzir de 140 a 180 litros por dia. Estamos aqui para conhecer o programa e esperamos que, com o apoio do Governo do Estado, possamos aumentar nossa produção para quatro mil litros de leite por mês”, comenta Lucilene.

Atraído para saber como serão desenvolvidas as ações do “Agroleite”, o produtor rural Natalino Pereira, de Cujubim, esteve o tempo todo com olhos atentos durante a explanação sobre o programa. Segundo ele, a produção de leite de sua propriedade gira em torno de 70 a 80 litros por dia. “Hoje, uso muito gado para produzir leite. Minha esperança é que, com essa tecnologia e assistência do Governo, por meio da Emater, eu possa utilizar menos gado e ter mais leite”, afirma.

Natalino Pereira veio de Cujubim para conhecer as vantagens do Agroleite

Conforme o secretário da Seagri, Evandro Padovani, por meio do “Agroleite”, o Governo do Estado pretende fazer com que, nos próximos cinco anos, ocorra o aumento da produção do setor em Rondônia, além de ressaltar que pode ser de forma gradual e com qualidade.

Durante o lançamento do “Agroleite”, o governador Marcos Rocha fez também a entrega de botijas de nitrogênio a produtores rurais de Machadinho d’Oeste. O nitrogênio é usado no armazenamento de sêmen para melhorar a qualidade genética do rebanho. O material foi adquirido com recursos do “Proleite”.



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário