Rondônia, 25 de novembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Governo e Prefeitura de Cacoal, cancelam desfile de 7 de Setembro

Alegando cuidados com a saúde da população, decreto entrou em vigor no fim de semana. “Todo o estado está coberto por uma fumaça densa”.

Autor:
Governador Cel Marcos Rocha, que destacou a situação de emergência declarada em razão das queimadas florestais

No próximo sábado, 7 de setembro, será celebrado o Dia da Independência, um dos principais acontecimentos históricos e um marco para o exercício da cidadania no país.

Em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança – à época príncipe regente do Brasil – proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga. De lá para cá, se passaram 202 anos.

Embora tenham ocorrido batalhas de resistência, a data marcou o rompimento com Portugal e deu início à trajetória do país como nação independente.

O Brasil tornou-se um Império, do qual Dom Pedro foi nomeado Imperador. No entanto, a independência só foi reconhecida pelos portugueses em 1824, após mediação da Inglaterra.

Apesar da importância da data para os brasileiros de forma geral, as comemorações em Rondônia, tiveram cancelamentos confirmados em vários municípios, inclusive em Cacoal (RO), por causa da fumaça densa das queimadas que vem acontecendo ao longo de 2024.

A informação foi divulgada na sexta-feira, 30 de agosto, através de uma “Nota” que alerta para os riscos à saúde decorrentes das queimadas e incêndios florestais que afetam o estado.

Há várias semanas, que diversas cidades em Rondônia, estão encobertas pela fumaça das queimadas. De forma densa, a fumaça tem atrapalhado a visibilidade, além de provocar diversos problemas de saúde na população, especialmente idosos e crianças.

Outro fator que motivou o cancelamento é que Secretaria de Estado da Educação, já havia comunicado a impossibilidade de participação das unidades escolares estaduais nos eventos programados para a semana da pátria.

Em Cacoal (RO), a prefeitura também optou pelo cancelamento da festividade. Uma nota foi divulgada nesta terça-feira, dia 3 de setembro, reafirmando a decisão do Governo do Estado devido à grave situação das queimadas que assolam a região amazônica, resultando em uma qualidade do ar extremamente prejudicada e condições climáticas adversas.

Em entrevista, a secretária municipal de cultura, Joliane Furia, afirmou que a decisão é fundamentada no alerta para potencial risco e prejuízos à saúde causados no público alvo, isso porque o evento ocorre ao ar-livre.

Uma nota foi divulgada nesta terça-feira, dia 3 de setembro, reafirmando a decisão do Governo do Estado devido à grave situação das queimadas. Na foto, Joliane Fúria

“O desfile geralmente começa por volta das 16hs, mas a concentração ocorre muito antes. Todo o evento dura em torno de 6h e não queremos expor nesse momento nem os participantes nem o público a uma situação agravante, por isso revolvemos pelo cancelamento, alinhados ao decreto do governo. Nosso objetivo é sempre fazer uma linda festa para a população e entendemos que esse não é o momento. Porém, as escolas municipais terão atividades e programações relacionadas à Semana da Pátria e ato cívico individuais nas unidades escolares”, conclui Joliane

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Homem e cachorro de estimação são mortos a facadas em Ariquemes, RO

 

O Minuto Notícia – Informação é Poder!



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário