Élife José dos Passos de 56 anos, morador do distrito de Tarilândia, em Jaru (RO) morreu de parada cardiorrespiratória enquanto era socorrido do posto de saúde do distrito, para o hospital municipal Sandoval de Araújo Dantas.
O homem buscou atendimento no sábado, 02 de julho no posto de saúde, por volta das 11h30 da manhã. Ele apresentava pressão arterial alterada e sinais de parada cardiorrespiratória.
Após ter sido atendido, Élife foi transferido de ambulância para o hospital municipal de Jaru, que fica em torno de 70 km do distrito. Conforme informações, uma técnica em enfermagem acompanhava o paciente, prestando o atendimento necessário.
No trajeto, Élife teria sofrido ao menos três parada cardiorrespiratórias. Devido a gravidade, ele não resistiu e morreu no trajeto até o hospital municipal Sandoval de Araújo Dantas.
Sintomas da parada cardiorrespiratória
Os sintomas mais comuns de uma parada cardiorrespiratória incluem dor no peito, falta de ar, suor frio, sensação de palpitação, tonturas, desmaios e vista turva ou embaçada.
Além desses sintomas, a ausência de pulso ou a falta de respiração indicam que o coração parou de bater. A parada cardiorrespiratória é a parada dos movimentos cardíacos e respiratórios, ou seja, é a ausência das funções vitais do cérebro e coração e a falta dos movimentos respiratórios e batimentos cardíacos.