MENU

Homem é condenado a mais de 13 anos por roubo e cárcere privado contra casal de idosos em Mirante da Serra

Sentença da Vara Criminal reconhece participação no crime, aumento de pena por violência e transporte do veículo até a fronteira

Compartilhar:
Homem é condenado a mais de 13 anos por roubo e cárcere privado contra casal de idosos em Mirante da Serra

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de um ex-funcionário de uma oficina de serviços elétricos de Ouro Preto do Oeste (RO), pela participação direta em um crime de extrema violência, envolvendo roubo majorado, cárcere privado e agressões contra um casal de idosos. A decisão foi proferida pela Vara Criminal da comarca.

O réu, identificado como João Carlos M. R., foi preso juntamente com um menor de idade no dia 05 de junho de 2024 em Costa Marques, após conduzir uma caminhonete Hilux, ano 2015, roubada de uma residência em Mirante da Serra. O automóvel estava localizado na RO-040, já próximo à BR-364 e à região de fronteira com a Bolívia. A condenação impôs pena superior a 13 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão.

Henrique de Souza V., conhecido como “HB”, acusado de ser o mentor do assalto e responsável por manter o casal de idosos em cárcere privado, também recebeu pena maior, totalizando 19 anos, 5 meses e 12 dias de prisão em regime fechado.

As penas foram aumentadas porque o casal de idosos foi mantido refém, amarrado e submetido a agressões enquanto a caminhonete era levada para a região de fronteira.

As investigações apontam que, na madrugada do crime, os autores renderam as vítimas e fugiram levando a caminhonete Toyota Hilux CD4X4 SRV, cor prata, ano 2015, além de diversos itens pessoais. Entre os bens subtraídos estavam quatro espingardas, munições, aparelho de celular, joias, dinheiro, roupas e uma mochila com objetos de valor.

O crime mobilizou equipes da Polícia Militar de Mirante da Serra, que foram informadas sobre a invasão à residência por volta das 13h de quarta-feira. O casal foi encontrado ainda amarrado e trancado no banheiro da casa. As vítimas sofreram hematomas e ferimentos nos braços e no rosto.

Segundo relato da Polícia Militar, o indivíduo de Ouro Preto do Oeste confessou que viajaria com o menor até Costa Marques, onde entregaria o veículo a terceiros para transporte clandestino até a Bolívia. O adolescente foi apreendido, e João Carlos permaneceu detido.

Durante as diligências, os policiais identificaram que os envolvidos haviam usado uma motocicleta para chegar ao imóvel e posteriormente abandonar o veículo após a fuga com a caminhonete.

O MPRO informou ainda que outros dois indivíduos foram absolvidos, mas a Promotoria estuda recorrer da decisão devido ao conjunto de indícios apresentados. Além da condenação criminal, o segundo réu, Henrique, deverá pagar R$ 21 mil em indenização às vítimas pelos prejuízos materiais sofridos.

A caminhonete recuperada foi apresentada às autoridades e devolvida ao proprietário após os trâmites legais. A operação encerrou o esquema de transposição do veículo pela região de Costa Marques, rota conhecida de criminosos que tentam atravessar automóveis até a fronteira boliviana.


Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!