
Um incêndio registrado no Parque Industrial de Cacoal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e brigadistas após as chamas atingirem o depósito de uma fábrica de sorvetes. A ocorrência exigiu uma operação conjunta para controlar três pontos distintos de fogo e impedir que as chamas avançassem para outras áreas.
A informação foi ao ar no programa Comando na TV, apresentado por Nelson Salles, na TV Suruí Cacoal, canal 15.1 e nas plataformas digitais Youtube e Fanpage do Facebook, nesta semana.
Durante a avaliação inicial do local, os profissionais identificaram os três focos de incêndio. A grande concentração de fumaça e cinzas reduzia a visibilidade e tornou o trabalho ainda mais delicado, exigindo atenção redobrada das equipes.
Bombeiros e brigadistas utilizaram equipamentos específicos para combater diretamente as chamas e evitar que o fogo se propagasse, principalmente em direção à vegetação existente nas proximidades.
A operação contou com duas viaturas de combate a incêndio, uma viatura de apoio e uma unidade de resgate. Embora não houvesse registro de vítimas, a unidade permaneceu no local para oferecer suporte e segurança aos profissionais envolvidos na ocorrência.
Após intenso trabalho, os três pontos de incêndio foram controlados. Na sequência, as equipes realizaram o rescaldo, procedimento necessário para eliminar pontos quentes e verificar a possibilidade de surgimento de novos focos.
As causas do incêndio não foram confirmadas. As circunstâncias que deram início às chamas ainda dependem de avaliação e eventual apuração pelos órgãos responsáveis.

A ocorrência também reforça o alerta para este período do ano em Cacoal. Com a baixa umidade, vegetação seca e condições favoráveis à rápida propagação das chamas, os focos de calor passam a representar preocupação ainda maior tanto nas áreas urbanas quanto rurais.
Pequenos focos podem ganhar grandes proporções em pouco tempo, principalmente quando associados ao vento e ao acúmulo de material seco. Além dos danos ambientais e materiais, a fumaça resultante das queimadas compromete a qualidade do ar e pode agravar problemas respiratórios.
A orientação neste período é para que a população redobre os cuidados e evite qualquer prática que possa provocar incêndios. Ao identificar fogo fora de controle, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Nelson Salles da Redação
O Minuto Notícia – Informação é Poder!