
Na noite da última quinta-feira, 27 der março, o auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), ficou pequeno para tantas autoridades e público presentes. Pela primeira vez, uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Rondônia (CCJR), foi realizada fora da casa de leis estadual.
O projeto intitulado CCJR Cidadã, visa promover as reuniões da comissão para instituições de ensino superior do estado e a primeira universidade escolhida foi a Unir Campus Cacoal, com a participação de acadêmicos, professores e autoridades. O evento busca aproximar o poder legislativo da população, promovendo debates sobre leis e projetos de interesse coletivo.

Letícia está no primeiro ano de direito e adorou a iniciativa. “Eu acho extremamente importante essa ação para que nós acadêmicos, independente do curso, possamos estar ativos na política. É justamente através da política que encontramos a solução para diversos problemas da sociedade e não podemos lembrar dela só na hora do voto”, destaca a acadêmica Letícia Almeida.
Entre os assuntos pautados na reunião, estava a modificação da Lei Complementar 1.200/2023 que instituiu a Microrregião de Águas e Esgotos no estado, centralizando a governança desses serviços e abrindo caminho para a privatização.
A modificação proposta pelo deputado estadual Delegado Rodrigo Camargo pede que os municípios decidam voluntariamente se aceitam ou não a privatização. Um assunto de extremo interesse para os moradores de Cacoal.
A reunião teve a presença de diversas autoridades municipais, incluindo o prefeito Adailton Furia que explicou que a realidade do município de Cacoal é totalmente diferente dos outros municípios e que não irá aceitar a privatização do SAAE.

Leia Mais
Sérgio Gonçalves marca presença em aula inaugural da Unir, em Cacoal
O Minuto Notícia – Informação é Poder!