Rondônia, 1 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Israel divulga vídeo que supostamente mostra líder do Hamas dentro de túnel em Gaza

Imagens também mostram esposa, irmão e filhos de Yahya Sinwar, abaixo da cidade de Khan Younis, segundo as Forças de Defesa israelenses; Sinwar seria o “cérebro” por trás do ataque de 7 de outubro

Autor:
Suposta silhueta de Yahya Sinwar, líder do Hamas, andando em túnel na Faixa de Gaza, segundo o Exército de Israel
Divulgação/Exército de Israel

Os militares israelenses divulgaram um vídeo que supostamente mostra o líder do Hamas, Yahya Sinwar, dentro de um túnel abaixo da cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, com sua esposa, filhos e seu irmão Ibrahim Sinwar.

Israel acusou publicamente Sinwar de ser o “cérebro” por trás do ataque terrorista do Hamas contra Israel em 7 de outubro – embora os especialistas digam que ele é provavelmente um entre vários – tornando-o um dos principais alvos da guerra em Gaza.

Ao revelar o vídeo em coletiva de imprensa, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari, disse que a filmagem foi capturada por uma câmera CCTV do Hamas em 10 de outubro e obtida pelas FDI nos últimos dias.

“Foi assim que ele escapou com sua família para o subsolo em um túnel para um dos complexos de acomodação seguros que ele havia construído antecipadamente”, continuou Hagari.

Figura de longa data do Hamas

Sinwar foi responsável pela montagem do braço militar do Hamas antes de formar novos laços importantes com as potências árabes regionais como líder civil e político do grupo.

Ele foi eleito para o principal órgão de decisão do Hamas, o Politburo, em 2017 como líder político do Hamas na filial de Gaza. No entanto, desde então ele se tornou o líder de fato do Politburo, de acordo com uma pesquisa do Conselho Europeu de Relações Exteriores (ECFR).

Ele foi designado terrorista global pelo Departamento de Estado dos EUA desde 2015 e foi recentemente sancionado pelo Reino Unido e pela França.

As FDI intensificaram os ataques ao centro e ao sul de Gaza nas últimas semanas, incluindo em Khan Younis – uma área para a qual os militares israelenses já tinham instado muitos civis a fugir nos primeiros dias da guerra, quando o norte de Gaza era o foco da guerra nas operações de Israel.

Os militares israelenses há muito que afirmam que Khan Younis é um importante reduto do Hamas, alegando que uma rede de túneis por baixo dos edifícios civis da cidade era provavelmente o local onde o Hamas planejou os ataques de 7 de outubro.



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário