O transtorno do espectro autista (TEA) tem sido amplamente discutido nos dias de hoje. Enquanto alguns portadores veem como um obstáculo nas relações interpessoais, o professor e escritor Elias Gonçalves Pereira 44 anos, encontra no TEA uma fonte de motivação.
Para ele, o transtorno funciona como “propulsor” de dedicação que o leva a alcançar a perfeição em tudo que faz.
O transtorno do espectro autista (TEA) causa o hiperfoco, uma condição que impulsiona Elias a desenvolver um interesse e dedicação intensos em temas específicos. Essa característica o leva a mergulhar cada vez mais no universo de seu interesse, resultando em aprendizado contínuo e aprofundado.
O que explica a qualidade de suas obras literárias sobre a história da cidade de Jaru e seus distritos, todas muito bem pesquisadas e retratadas com precisão, com informações inéditas.
Elias Gonçalves, é professor de história na rede pública municipal, diagnosticado com o transtorno, sendo autor de cinco livros, que nos permitem compreender em detalhes a luta dos colonizadores de nossa região, sendo uma fonte valiosa de conhecimento para nós e para as gerações futuras.