Em 1973, a pequena Vila de Cacoal, ainda não possuía paróquia própria. A comunidade era atendida pela Paróquia de Pimenta Bueno, pelo padre Adolpho Rohl, missionário Salesiano e posteriormente pelo padre João Fagan. A Paróquia Sagrada Família foi oficializada em 8 de dezembro de 1976, pelo Bispo de Porto Velho Dom João Batista Costa.
No próximo ano a comunidade Católica celebrará o Jubileu de Ouro - 50 anos de criação da Paróquia Sagrada Família, que com suas diversas pastorais presta um serviço relevante a toda a nossa sociedade.
Para marcar a data histórica, uma extensa programação comemorativa será realizada, reunindo fiéis, líderes religiosos e a comunidade em geral.
A início oficial das celebrações acontecerá no próximo dia 20 de dezembro, às 19h30 com a Missa de Abertura do Ano Jubilar, que neste ano traz como tema:“Acolhendo peregrinos e lançando esperança e fé”, reunindo centenas de fiéis em um momento de profunda fé, devoção e gratidão pela trajetória da paróquia ao longo das décadas.
A programação dos 50 anos da paróquia Sagrada família se estenderá ao longo do ano de 2026, com diversas atividades religiosas, culturais e comunitárias, fortalecendo os laços entre a Igreja e a população de Cacoal.