O município de Alvorada do Oeste, RO assim como praticamente todos os municípios do interior do Estado, tem como base da sua economia, a agricultura familiar, o setor primário produtivo, de modo geral.
Além das pecuárias de leite e de corte, as famílias produtoras de alimentos, são as que mais fazem a economia girar e consequentemente geram emprego e renda, para a cidade de Alvorada do Oeste, RO.
A administração tem sido a contento, conforme apurou o jornal eletrônico O Minuto Notícia. O prefeito Vanderley Tecchio não sofre rejeição e tem praticamente 100% de apoio na câmara de vereadores do município.
Nesta edição do Programa Em Evidência, o entrevistado é o secretário municipal de agricultura Leandro Souto, que é de família pioneira/tradicional em Alvorada do Oeste.
Leandro destacou importantes momentos da sua gestão a frente de uma das principais secretarias municipais, que lida diariamente com o setor primário e enfatizou a evolução da pasta.
De acordo com o secretário, foram investidos centenas de milhares de reais em 475 gradeamentos prestados ao setor produtivo. “A terra beneficiada aumenta consideravelmente sua produção, proporcionando mais lucratividade e melhoria de vida, aos produtores rurais”, comentou.
Também foram investidos no melhoramento dessa produtividade, com a distribuição de 375 toneladas de calcário para os produtores. “O resultado chegou rápido e nós tivemos uma colheita de mais de 280 toneladas de milho, no último ano”, disse Leandro.
A silagem, que é um dos principais alimentos para a pecuária de leite, somou mais de 3,6 mil toneladas. Além do plantio de mais de 70 mil mudas de café clonal.
O produtor além de ter a produção incentivada, o que aumentou exponencialmente a quantidade e melhorou a qualidade do que foi colhido, também recebeu os benefícios do Programa Porteira a Dentro, que atendeu 345 propriedades rurais.
Muitas maquinas chegaram para a secretaria, ajudando inclusive o setor de infraestrutura do município. Na entrevista, o secretário municipal Leandro Souto destaca que ao assumir a pasta, tinha apenas um trator para trabalhar.
“Devido a pandemia da Covid-19, todos os investimentos que vinham, iam parar na saúde. Mas o prefeito acreditou no nosso trabalho e hoje nós temos PC, retroescavadeira, pá-carregadeira, caminhão caçamba, tratores, caminhonetes, além de ensiladeira, colheitadeira de milho, empacotadeira de silagem, plantadeira, tanques de resfriamento de leite, microtrator e até perfurador de solo”, enfatizou o secretário Leandro Souto.