MENU

Maria Bethânia fica fora do prêmio no Grammy 2026

Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram a categoria Melhor Álbum de Música Global no Grammy 2026.

Compartilhar:
Maria Bethânia fica fora do prêmio no Grammy 2026

Créditos: Christovam de Chevalier (texto) e divulgação (imagem)

O início de fevereiro é uma época de festas em Santo Amaro da Purificação (BA). Nesse domingo (2/2), os devotos de Nossa Senhora da Purificação estavam reunidos na igreja para a novena, quando começou a ganhar vulto a notícia de que Maria Bethânia e Caetano Veloso, dois dos filhos daquele município, haviam ganho o Grammy na categoria Melhor Álbum de Música Global.

Entre o fim de janeiro e início de fevereiro é uma época de festas em Santo Amaro da Purificação, cidade no Recôncavo baiano. O fim de tarde do último domingo (1º de fevereiro) corria como de costume naquele município. Os devotos de Nossa Senhora da Purificação, padroeira da cidade, estavam reunidos na igreja para a novena à santa quando uma agitação incomum tomou conta do ato. Começava a ganhar vulto ali a notícia de que Maria Bethânia e Caetano Veloso, dois dos filhos mais ilustres daquela comunidade, haviam ganho o Grammy na categoria Melhor Álbum de Música Global – feito até então inédito para artistas brasileiros.

A cantora está na cidade para a temporada de festas, acompanhada por ela com fervor e da qual, ao longo de anos, só esteve ausente nos primeiros anos da pandemia. Quando a notícia começou a circular, a grande cantora estava em casa. Na casa que foi de seus pais – Dona Canô (1907-2012) e José Teles Velloso (1901-1983), o Seu Zezinho – e onde hospeda-se quando ali se encontra, no quarto que mantém no sobrado onde cresceu.

A artista recebeu a boa nova, como sabido, de Caetano, que telefonou para ela de Salvador (BA) assim que soube da conquista. Mas não demorou para o celular da cantora pipocar de mensagens de texto e de voz dos amigos parabenizando-a pelo feito.

A organização do Grammy sabia que os irmãos não estariam presentes à cerimônia, e Bethânia chegou a gravar um vídeo a pedido para o prêmio. E a razão da ausência da estrela está ligada às suas raízes e à sua religiosidade.

– É época de festas na cidade e disso (de estar presente) ela não abre mão – conta ao NEW MAG uma fonte ligada à cantora.

E Bethânia segue, como sabido, um ritual que inclui enfeitar e perfumar as imagens de Santa Bárbara e a de N. Sra. da Purificação antes de elas saírem para a procissão em louvor da padroeira da cidade, cujo adro a cantora ajuda a carregar unida aos demais devotos – e isso é sagrado para ela.

“Amor, festa e devoção” são três dos muitos ensinamentos de Dona Canô aos filhos e a seus descendentes. Bethãnia e Caetano têm, a partir de agora, uma razão a mais para fazerem jus às sábias palavras da mãe.