MENU

Ministério da Agricultura recolhe 23 lotes de café irregulares para consumo

Foram identificadas "impurezas e matérias estranhas acima do permitido" nos produtos.

Compartilhar:
Ministério da Agricultura recolhe 23 lotes de café irregulares para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou irregularidades em lotes de café torrado de quatro empresas fiscalizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. A pasta determinou o recolhimento de 23 lotes.

Foram encontradas “impurezas e matérias estranhas acima do permitido" em 18 lotes da marca “Terra da Gente”; dois lotes dos cafés da “Jalapão”; dois lotes da marca “Made in Brazil”; e um da marca “Q-Delícia”, informou o Ministério em nota.

Os cafés foram desclassificados e a fiscalização recolheu os lotes afetados nos seguintes estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Ceará.

O Ministério orienta os consumidores que adquiriram esses produtos a interromper o consumo e solicitar a substituição, prevista no Código de Defesa do Consumidor.

A Terra da Gente se manifestou por meio de comunicado da fabricante Solveig.

"A Solveig Indústria e Comércio de Café Ltda., responsável pelo café Terra da Gente, esclarece que os lotes mencionados na notícia do MAPA são antigos, já foram integralmente segregados e não estão em circulação no mercado, não representando qualquer risco ao consumidor. Tão logo a empresa tomou conhecimento das supostas irregularidades, adotou medidas imediatas, como a segregação dos lotes e o reforço nos controles de qualidade. Desde agosto de 2025, a empresa também vem implementando um plano de modernização industrial, com equipamentos atualizados, processos aprimorados e rastreabilidade completa de toda a produção."

Por Marcos Fantin — São Paulo