Rondônia, 19 de setembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Ministério Público indicia Isaú Fonseca e vereadores envolvidos em corrupção em Ji-Paraná, RO

Chefe do poder executivo e vereadores envolvidos em esquema corrupto, responderão por crimes de corrupção e tráfico de influência.

Autor:
Prefeito Isaú sendo comunicado do seu afastamento do cargo

O prefeito Isaú Fonseca e dois vereadores da cidade de Ji-Paraná (RO), foram formalmente indiciados por crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão e tráfico de influência pelo Ministério Público de Rondônia. Os crimes somados ultrapassam penas de vinte anos de reclusão.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2) em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), foram encerradas há cerca de 60 dias.

Duas operações, denominadas “Arauto” e “Arcana Revelada”, revelaram um suposto esquema criminoso envolvendo o prefeito, vereadores e servidores públicos do município.

Operação Arauto 

Policiais conversando antes de realizar Operação

A Operação Arauto foi deflagrada em janeiro de 2023. As investigações apontaram que o grupo político atuava com aprovação de pagamentos de precatórios, que são ordens judiciais para pagamento de dívidas do estado por indenização a pessoas civis.

Segundo o inquérito, o suposto grupo criminoso aprovava os pagamentos em troca de receber uma parte dos honorários pagos aos advogados que entravam com ação contra a prefeitura de Ji-Paraná.

Operação Arcana Revelada 

Policias guardando a prefeitura de Ji-Paraná

A Operação Arcana, um avanço da Operação Arauto, foi deflagrada em março de 2024. Ao todo, nas duas operações foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, dezesseis mandados de busca e apreensão e quatro afastamentos das funções públicas.

O inquérito com o indiciamento segue agora para o Ministério Público, que decidirá se oferecerá denúncia contra os envolvidos.

Os fatos investigados revelam sérios indícios de crimes cometidos na administração pública do município de Ji-Paraná, relacionados à aprovação da Lei Municipal n. 3.444/2021.

O que é a Lei?

Essa lei autoriza o Poder Executivo a celebrar acordos judiciais para beneficiar servidores da Secretaria Municipal de Educação. No entanto, os elementos informativos indicam que o projeto de lei foi aprovado mediante pagamento de vantagem indevida a agentes públicos ligados ao esquema ilícito, ocupantes de cargos e funções estratégicas na Administração Municipal.

A reportagem tentou contato com a defesa dos investigados, mas não conseguiu falar com nenhum dos representantes. O jornal eletrônico se coloca a disposição para ouvir quaisquer dos envolvidos e/ou citados.

 

 

Outras Notícias

Jovem de 17 anos é encontrado morto na varanda de casa em Buritis, RO

 

O Minuto Notícia – Informação é Poder!



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário