
Morreu nesta segunda-feira, 6 de janeiro, Ana Silva Lopes, pioneira rondoniense de 91 anos, mãe do empresário Valdeci Lopes. Ana era uma mulher extraordinária, um exemplo de força, resiliência e amor incondicional.
Era também uma mãe dedicada, mulher digna, de fé, especialmente em sua devoção em Nossa Senhora Aparecida. Dona Ana deixou um legado que transcende gerações.
Viúva ainda jovem, no estado de São Paulo, enfrentou a vida com coragem e determinação, criando seus filhos, Adilson Lopes e Valdeci Adão Lopes, com valores firmes, ensinamentos preciosos e um coração cheio de amor.
Quando ficou viúva, seu filho caçula Valdeci Lopes tinha apenas 2 anos. Foi com mãos habilidosas e uma alma resiliente, que Ana transformou desafios em oportunidades.
Foi em Vera Cruz, no Paraná, que Ana Lopes, com sua habilidade e dedicação como costureira, montou uma escola de costura. Através desse projeto, ela gerou renda para sustentar e educar seus filhos, além de capacitar outras mulheres da comunidade, mostrando que a solidariedade e a força feminina podem transformar vidas.
Em 1985, Ana deixou Vera Cruz e recomeçou sua vida em Rolim de Moura, Rondônia, levando consigo sua fé inabalável e sua determinação de sempre buscar o melhor para sua família.
Devota de Nossa Senhora Aparecida e fiel ao catolicismo, Ana encontrou na fé a força necessária para enfrentar todas as adversidades. Mulher negra, de espírito guerreiro, mostrou que o amor pelos filhos e o desejo de oferecer-lhes um futuro melhor eram maiores do que qualquer obstáculo.
Ana, em sua infinita fé e religiosidade, deixou um pedido especial para o dia em que Deus a chamasse para o paraíso: que suas vestes fossem o jaleco de Ministro da Eucaristia, com seu terço em mãos. Esse desejo, carregado de devoção e espiritualidade, é o maior testemunho de sua fé, sua prática religiosa e seu exemplo para todos nós.
Assista a homenagem feita pela TV Suruí com texto de Eleutério Batista
Homenagem
Aos seus filhos, netos, bisnetos e todas as gerações que dela descendem, fica um legado inestimável de amor, fé e determinação. Ana Silva Lopes foi e sempre será um exemplo de dignidade, superação e devoção.
Que Deus conforte e ilumine os caminhos de toda a sua família e que a memória de Ana seja eternamente honrada.
Com meus sentimentos e minha amizade de longa data com esta família tão especial.
Eleutério Baptista.
O Minuto Notícia – Informação é Poder!