A capital do café passa por uma importante mudança em sua infraestrutura de transporte. Com o início da reforma do Terminal Rodoviário Interestadual, que custará mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos, o tráfego de ônibus intermunicipais e interestaduais será temporariamente transferido para o antigo Terminal dos Colonos, que passou por recente revitalização.
A mudança no local de chegada e partida dos ônibus exige alterações no trânsito de vias próximas, visando otimizar o fluxo de veículos e pedestres e garantir a segurança de todos. As principais alterações afetam as avenidas Afonso Pena, Rui Barbosa e Nações Unidas.
Segundo Diego Klippel, secretário de Trânsito de Cacoal, a principal mudança é a conversão da Avenida Afonso Pena em mão única. A medida, que vai da Rua Rui Barbosa até o Terminal dos Colonos, foi necessária para conciliar o tráfego de ônibus com o comércio local. "Por ser uma rua muito apertada, ou mantinha a Afonso Pena em mão dupla e acabava com os estacionamentos, prejudicando o comércio local, ou a transformava em mão única", explicou o secretário. As rotas de chegada e partida dos ônibus também foram alteradas: Chegada: Os ônibus seguirão pela Avenida Castelo Branco e entrarão na Avenida Afonso Pena, que será mão única, até o Terminal dos Colonos. Partida: Após sair do terminal, os veículos percorrerão cerca de 100 metros na Avenida Afonso Pena e virarão à esquerda na Rua Rui Barbosa. De lá, seguirão até a Avenida Nações Unidas, que os levará de volta à Avenida Castelo Branco. As novas rotas de tráfego também impactam a saída dos ônibus em direção a outras cidades: Sentido Presidente Médici: Os ônibus continuarão a viagem pela marginal da BR-364. Sentido Pimenta Bueno: Os veículos farão o retorno no semáforo da Avenida 7 de Setembro com a Avenida Castelo Branco. A transferência para o Terminal dos Colonos, desativado por muitos anos, é uma solução temporária enquanto a reforma do terminal principal é realizada. A previsão é que a nova rodoviária de Cacoal, com capacidade e infraestrutura modernizadas, seja entregue à população até o inicio do ano de 2026, revitalizando a região e melhorando a qualidade do serviço de transporte na cidade. Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!