Rondônia, 9 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Números de infectados por dengue disparam em Jaru e Cacoal, RO

Conforme levantamento, mais de 40% das mortes por dengue, em 2022 foram em Cacoal. Estado já contabilizou mais de 11 mil casos este ano.

Autor:
Mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. — Foto: Divulgação/Governo ES

Jaru e Cacoal, RO registraram números exorbitantes nos casos de infectados por dengue, nos últimos dois meses. Apesar das duas prefeituras através dos órgãos competentes intensificarem o trabalho de combate ao vetor da doença, mais de 40% das mortes pela doença no estado em 2022 foram na cidade de Cacoal, RO, informou o G1/RO nesta quarta-feira, 21 de dezembro.

Jaru segue com números altíssimos de contaminados pela doença e outro fator preponderante, é a quantidade de sujeira, lixo, terrenos baldios e no mínimo mal cuidados, que ajudam na proliferação da doença.

Morte em Jaru

Mulher de 29 anos, morre no hospital municipal de Jaru, RO com suspeita de dengue

Continue Lendo… 

Ainda conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau –, Rondônia já contabilizou mais de 11 mil casos de dengue em 2022. Os órgãos de saúde, como a Vigilância Ambiental em Saúde, confirmaram que esse novo surto de dengue é mais grave do que vistos em anos anteriores.

Um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde – OMS – dá conta de que o vírus predominante é o do tipo 2, que é mais agressivo, podendo deixar marcas neurológicas, inclusive.

Em todo o estado foram registradas 15 mortes por dengue e mais de 11 mil casos este ano. No Brasil, 2022 já tem o maior número de óbitos contabilizados desde 2015.

Outra informação importante, é que o resultado da investigação que apontou as novas mortes, foi confirmado ontem, 20 de dezembro. Os casos, no entanto, ainda não constam no boletim epidemiológico, informou o G1/RO.

 

Portal P1/O Minuto Notícia – Informação é Poder!

 



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário