Na manhã desta terça-feira, 23 de dezembro, as Polícias Militar e Civil de Cacoal (RO), deflagraram uma operação conjunta de busca e apreensão com o objetivo de coibir a prática conhecida como “Grau”, caracterizada por manobras perigosas, direção imprudente, algazarra em vias públicas e condutas que colocam em risco a vida dos próprios condutores, de pedestres e de demais usuários do trânsito.
A ação teve como alvo indivíduos que se organizam em grupos para realizar esse tipo de prática irregular, amplamente associada a crimes de trânsito e perturbação da ordem pública.
As diligências ocorreram em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, com base em investigações que apontaram a prática reiterada de direção perigosa, pelo que apurou a redação do site O Minuto Notícia.
De acordo com as forças de segurança, a operação integra o trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Polícia Civil no enfrentamento a condutas que ameaçam a coletividade, reforçando a segurança viária e a preservação da vida.
Durante a ação, pelo menos nove motocicletas, um veículo automotor e dez aparelhos celulares utilizados pelos envolvidos foram apreendidos e encaminhados A Delegacia de Polícia Civil de Cacoal, para procedimentos legais cabíveis.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Matos, destacou o empenho dos policiais e ressaltou a importância da atuação firme e preventiva. “A segurança pública se faz com prevenção, firmeza e respeito à vida”, afirmou.
Segundo ele, a prática do “Grau” não pode ser tratada como diversão. “Grau não é diversão, é risco. Quando a imprudência ameaça vidas, a lei entra em ação”, enfatizou.
As forças de segurança reforçaram que operações semelhantes continuarão sendo realizadas, como parte de uma política integrada de enfrentamento às infrações e crimes de trânsito, com foco na proteção da população e na manutenção da ordem pública.
Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!