MENU

Operação da PF destrói 71 dragas no rio Madeira em Humaitá, AM

Compartilhar:
Operação da PF destrói 71 dragas no rio Madeira em Humaitá, AM

O clima ficou tenso na manhã desta segunda-feira (15) em Humaitá, município amazonense situado a cerca de 200 km de Porto Velho (RO). Uma grande operação da Polícia Federal, em parceria com o Ibama, o ICMBio e a Força Nacional de Segurança Pública, foi deflagrada para reprimir o garimpo ilegal no rio Madeira.

O foco da operação foram as dragas que atuavam na orla da cidade. Algumas embarcações foram incendiadas pela PF no próprio local; outras, carregadas com grande quantidade de combustíveis, foram removidas para o outro lado do rio, onde também foram destruídas.

Para conter a reação de populares e garimpeiros, as forças de segurança utilizaram bombas de gás lacrimogêneo. Um helicóptero com homens armados reforçou o cerco e deu suporte às equipes em solo e no rio.

Segundo a Polícia Federal, a ação se estendeu ao leito do rio entre os municípios de Manicoré e Humaitá. A ofensiva integra o plano de combate à mineração ilegal desenvolvido desde 2023, com atuação coordenada entre diferentes forças de segurança pública, sob a coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) e apoio do Poder Judiciário.

Servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) acompanharam de perto a operação para verificar as condições precárias de trabalho a que são submetidos os trabalhadores nas balsas, adotando providências necessárias para a proteção laboral.

Até as 12 horas, 71 dragas haviam sido destruídas no estado do Amazonas. Já os dados referentes ao estado de Rondônia ainda estão sendo consolidados pelas autoridades. Veja o Vídeo da operação: Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!