A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (17), a Operação “Império da Lei”, com o objetivo de coibir a atuação de um grupo criminoso responsável por diversos crimes violentos na região de fronteira. A ação foi conduzida pela Delegacia de Nova Mamoré, com apoio da CORE/PC-RO e da Delegacia Regional de Guajará-Mirim.
Durante a operação, foram cumpridas 23 ordens judiciais — entre elas, 9 mandados de prisão preventiva, uma apreensão de menor infrator e 9 mandados de busca e apreensão domiciliar. Além disso, houve a quebra de sigilo de dados telemáticos dos investigados, possibilitando o avanço das investigações.
As apurações, iniciadas em julho de 2025, revelaram uma complexa estrutura criminosa envolvida em homicídios qualificados, tráfico de drogas, tortura, incêndio criminoso e sabotagem de serviços de comunicação. O grupo, segundo a Polícia Civil, impunha medo e terror por meio de execuções sumárias e atos de extrema violência, com o intuito de consolidar o domínio territorial na fronteira.
A corporação destacou que o poder de punir pertence exclusivamente ao Estado e que nenhuma forma de “justiça paralela” será tolerada. Afirmou ainda que a atuação técnica e firme das forças de segurança é o instrumento legítimo de enfrentamento a esse tipo de ameaça.
A operação é resultado de um trabalho investigativo minucioso, conduzido com apoio do Ministério Público e sob supervisão do Poder Judiciário, por meio da 2ª Vara de Garantias, da 1ª Vara Criminal e do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Guajará-Mirim. Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!