Na manhã desta terça-feira, 07 de outubro de 2025, a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), por meio da 1ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO 1), deflagrou a Operação “Mãos Limpas”, destinada a cumprir mandados de busca, apreensão e outras medidas cautelares no âmbito da investigação sobre desvio de materiais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho.
As diligências foram realizadas na capital — em uma residência de servidor público e na própria Semusa — e também na cidade de Alto Paraíso (RO), onde os agentes cumpriram mandado na casa de um suposto intermediário na comercialização irregular dos materiais desviados.
As ordens judiciais incluem afastamento de servidores, proibição de acesso a órgãos municipais, restrição de contato entre investigados e suspensão de passaportes e saídas da comarca, medidas que visam garantir a efetividade das investigações e evitar qualquer tipo de interferência no processo.
A operação foi coordenada pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO), através do DRACO 1 e da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), com apoio das Delegacias Regionais de Ariquemes e Alto Paraíso.
Aproximadamente 20 policiais civis participaram da ação, que tem como foco o combate à corrupção e à malversação de bens públicos.
O nome da operação, “Mãos Limpas”, faz alusão simbólica ao uso de álcool 70% — material entre os apreendidos —, representando o esforço da Polícia Civil de Rondônia em manter a lisura, a transparência e a integridade da administração pública.
A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser encaminhadas pelos canais oficiais: 📞 Disque-Denúncia 197 Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!