Rayane Bueno (MDB), Gabriel Graebim (PRD) e Letícia Souza (União), são os parlamentares mais jovens eleitos em Rondônia nas eleições de 2024, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO). Os novos vereadores irão compor as câmaras, respectivamente, de Cacaulândia (RO), Vilhena (RO) e Pimenteiras Do Oeste (RO).
Rayane Bueno, 18 anos
A parlamentar Rayane Bueno foi eleita com 125 votos. Ela é natural de Ariquemes (RO), mas cresceu em Cacaulândia (RO). A jovem é filha de Neuza Aquino (mais conhecida como Neuzinha), que também foi vereadora por dois mandatos e candidata a prefeita de Cacaulândia em 2020.
Rayane contou ao g1 que cresceu na política acompanhado a mãe em seus trabalhos e sempre colocou seu nome à disposição para auxiliá-la em suas gestões. O desejo de seguir na carreira política nasceu da vontade de continuar o caminho da mãe e de ser uma inspiração para outros jovens.
Gabriel Graebin, 19 anos
O novo vereador Gabriel Graebin foi eleito com 619 votos. Ele vem de uma família de parlamentares que somam nove anos de mandatos consecutivos (três anos do tio e seis do pai). Gabriel nasceu e cresceu em Vilhena (RO) e é filho do ex-vereador Vanderlei Graebin, que exerceu o cargo por seis mandatos consecutivos no município.
Em 2020, Vanderlei teve o mandato extinto após ser condenado pela Justiça Eleitoral por falsidade ideológica. Gabriel Graebin também é sobrinho de Nadir Ereno Graebin, parlamentar que, após três mandatos consecutivos, morreu em 1995 em uma acidente de trânsito.
Ao g1, Gabriel disse que ficou muito satisfeito com o resultado das urnas e com a oportunidade que terá de representar Vilhena. Apesar da idade, o jovem contou que sentiu a confiança dos eleitores.
“A idade não foi um problema, os meus eleitores entenderam a minha mensagem e a responsabilidade que estou assumindo para fazer o melhor para o nosso município”, contou
De acordo com os dados disponível pelo Tribunal Superior Eleitoral, a vereadora foi eleita com 99 votos válidos. O g1 tentou falar com Letícia através do contato disponível na página de dados de candidatos do TSE, mas não conseguiu retorno.
As informações são do G1 Rondônia