(REPRISE) – vale a pena ler de novo
Nesta semana, três das supostas oito pré-candidaturas a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), se confirmaram nas disputas do próximo pleito eleitoral.
Em uma festividade religiosa, Carlos Magno Ramos, que foi deputado estadual, prefeito em duas oportunidades, secretário do governo Ivo Cassol, deputado federal, além de outras ocupações em cargos importantes no cenário político, foi apresentado junto com Elienai Possidonio, que foi candidato a vice-prefeito junto com Vagno Panisoly no pleito passado, como pré-candidatos no próximo pleito.
Além desses dois nomes considerados muito fortes, matéria do jornalista Edmilson Rodrigues conota o desligamento de Vagno Panisoly de um cargo de confiança do Governo do Estado, ficando livre para a disputa nas próximas eleições.
Três potenciais nomes, isso ninguém pode negar, mas segundo informações que não foram confirmadas, há outros cinco nomes que não confirmaram apoio para suas pré-candidaturas, mas que figuram no cenário político local.
A rádio peão, como dizem algumas fontes do jornal eletrônico O Minuto Notícia, dão conta de que tem inclusive, um vereador que estaria interessado em disputar o próximo pleito.
Nas eleições passadas, muitos nomes foram colocados na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia, na Região Central. Consequentemente o então deputado Marcelino Tenório, que segundo sua assessoria a época teve um mandato voltado especificamente para os municípios no entorno de Ouro Preto, foi prejudicado e não conseguiu se reeleger.
O município que já contou com três deputados – Ronilton Capixaba, Haroldo Santos e Amarildo de Almeida –, agora amarga a ausência de um representante e, mesmo tendo o atual vice-prefeito Peragibe Félix do PSDB, partido do deputado estadual Laerte Gomes, os investimentos estão aquém dos necessários, especialmente na saúde.
Nelson Salim Salles