Rondônia, 5 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Pastor luterano e empresário capixaba, reúne pomeranos em Cacoal-RO

Arno Stuhr viaja o Brasil com a esposa a bordo de um motorhome, visitando cidades onde há concentrações de pomeranos. Espigão é uma das cidades que mais tem descendentes de alemães da Pomerânea.

Autor:

Há exatos 159 anos desembarcavam no Espírito Santo, os primeiros imigrantes pomeranos que formavam um grupo de 27 famílias, em um total de 117 passageiros.

Os agricultores e luteranos, que partiram de Hamburgo, na Alemanha,  em 1859, após dois meses de viagem até o Rio de Janeiro, seguiram para desembarcar no litoral capixaba, onde colonizaram outros estados inclusive Rondônia,  com maior concentração na cidade de Espigão do Oeste.

História esta que está na ponta da língua do pastor e empresário capixaba da cidade de Santa Maria de Jetibá/ES,  Arno Stuhr, que viaja o Brasil com a esposa,  a bordo de um motorhome, visitando cidades onde há concentrações de pomeranos.

Em suas viagens de cunho evangelístico, Arno registra e divulgado em diferentes redes sociais, a fim de mostrar a realidade dos pomeranos no Brasil.

E sua última viagem, trouxe Arno e a esposa justamente para Cacoal, onde encontrou a família Foerst, que reuniu  parentes de várias regiões do país, para uma confraternização de 3 dias.

Durante seu trabalho evangelístico, onde leva a Palavra de Deus aos conterrâneas, Arno tem como foco, traduzir a Bíblia Sagrada para a língua pomerana, que diferencia pouco da alemã.

“Em minhas viagens já cheguei a conhecer crianças que não falam o português, só o pomerano, o que mostra que nossa cultura ainda resiste”, afirmou Arno.

Os pomeranos são um povo alemão originário da Pomerânia, na região do Mar Báltico. A língua original é o pomerano mas, desde o século XIX, o alemão também passou a ser usado por eles.

 

Reportagem do SegundoNews e TV Allamanda



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário