
A Polícia Civil de Rondônia deflagrou uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar no furto de cargas de soja e milho no estado. A ação foi realizada nos municípios de Vilhena, Chupinguaia e Porto Velho, locais apontados pelas investigações como estratégicos para o funcionamento do esquema criminoso.
As informações são da TV Suruí Cacoal, canal 15.1. Reportagem exibida no programa Comando na TV, apresentado por Nelson Salles.
As investigações tiveram início ainda em 2025 e revelaram indícios de um complexo sistema de desvio de grãos armazenados em uma unidade localizada em Chupinguaia. Conforme apurado pela Polícia Civil, o grupo contava com a participação de ex-funcionários do armazém, além de empresários e produtores rurais que, supostamente, colaboravam para dar aparência de legalidade aos produtos furtados.
Segundo os investigadores, os grãos eram retirados do armazém e transportados por caminhões para diferentes destinos. Para encobrir a origem ilícita da carga, eram utilizadas notas fiscais supostamente fraudulentas, emitidas por empresas de fachada e por terceiros sem capacidade produtiva compatível com os volumes comercializados.
Durante a apuração, a polícia identificou ainda um suspeito que emitia documentos fiscais indicando que a soja e o milho haviam sido produzidos em sua propriedade rural. No entanto, as diligências apontaram que não havia qualquer plantação na área informada, reforçando a suspeita de fraude documental para legitimar os produtos desviados.
Durante a operação, equipes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão e recolheram aparelhos celulares e outros materiais que poderão auxiliar no aprofundamento das investigações. Os equipamentos passarão por perícia e análise técnica para identificar a participação de outros envolvidos e o alcance do esquema criminoso.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que novas medidas poderão ser adotadas conforme o avanço da análise do material apreendido. O objetivo é identificar todos os integrantes da organização e responsabilizar os envolvidos pelos crimes praticados.
Nelson Salles da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!