MENU

Polícia Federal investiga esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos

Ação conta com o apoio da CGU e do Ministério Público do Estado de Rondônia; são cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão preventiva

Compartilhar:
1783606093_300ba315b5fab7cbf118.jpeg
Polícia Federal deflagrou operação para investigar suspeitas de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

Porto Velho/RO. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (9/7), a Operação Reduto, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), para apurar a suposta prática dos crimes de fraude a licitações, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa.

São cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, sendo 9 em Ariquemes/RO, 8 em Porto Velho/RO e 2 em Manaus/AM, além de 2 mandados de prisão preventiva, ambos em Ariquemes/RO, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.

1783606106_9e0e24280fd53d416fdb.jpeg
Ação da Polícia Federal investiga possíveis desvios de recursos públicos e crimes relacionados a licitações.

A decisão judicial também determinou o afastamento de 11 servidores públicos e o bloqueio de bens, ativos financeiros e criptoativos até o limite de R$ 9 milhões.

As apurações tiveram início em 2024, a partir de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) encaminhados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), que apontaram movimentações financeiras suspeitas envolvendo uma empresa sediada em Manaus/AM que mantinha contratos públicos em Rondônia.

1783606135_fcc5623f350ab6cfd629.jpeg
Equipes da Polícia Federal participaram da operação voltada ao combate de fraudes em contratos e licitações públicas.

Com o aprofundamento das diligências, delineou-se a possível existência de uma associação criminosa estruturada em duas frentes: uma voltada à fraude em licitações e ao direcionamento de contratos públicos no município de Ariquemes/RO; e outra dedicada ao desvio de recursos públicos por meio de contas de servidores comissionados da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, em prática popularmente conhecida como “rachadinha”.

1783606163_c08b2df9edb413a303e6.jpeg
Operação da Polícia Federal tem como objetivo reunir provas sobre suposto esquema de fraudes em licitações públicas

Segundo as investigações, foram identificadas movimentações financeiras superiores a R$ 9 milhões incompatíveis com a capacidade econômica declarada dos investigados. As medidas cumpridas nesta fase têm por objetivo reunir novos elementos para o aprofundamento das apurações.

1783606215_bfe940c09be38cb690f7.jpeg
Mandados foram cumpridos pela Polícia Federal no âmbito da investigação sobre supostas fraudes em licitações.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Fone: (69) 3216-6273 | (69) 99972-8890

E-mail: cs.srro@pf.gov.br

Junte-se ao Nosso Grupo! Receba notícias em primeira mão

Faça parte do nosso grupo WhatsApp.

Entrar Agora →