
Nesta semana, uma reunião importante ocorreu em Cacoal, envolvendo os secretários do município e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O encontro teve como pauta a construção da ponte sobre o rio Pirarara, que passa pelas marginais da BR-364, e a privatização da rodovia federal que corta o estado de Rondônia.
A reunião foi promovida pelo senador federal Confúcio Moura, que destacou a importância de esclarecer temas que geram curiosidade e desinformação entre a população.

A ponte sobre o rio Pirarara, localizada próximo ao bairro Santo Antônio em Cacoal, teve sua ordem de serviço para construção das três pontes emitida em 16 de novembro de 2021.
Os serviços de demolição da ponte na marginal decrescente da rodovia começaram em abril de 2022. O prazo de entrega inicial era maio de 2024, mas a obra foi paralisada e agora deve seguir um novo cronograma para sua conclusão.
Outro tema discutido na reunião foi a privatização da BR-364, também conhecida como Rodovia Agronorte. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto de concessão da principal rodovia federal do estado, que abrange 686,7 km da rodovia, incluindo trechos do Guaporé, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.
A previsão é que sejam investidos R$ 5,4 bilhões em 30 anos, com melhorias em pontos estratégicos, como duplicação de 113,7 km, 200 km de faixas adicionais, um contorno em Ji-Paraná e uma via de acesso ao Porto Novo.
A privatização visa melhorar a infraestrutura e os serviços prestados na rodovia, facilitando o transporte de mercadorias e a exportação pelos portos da região. O leilão de concessão está previsto para fevereiro de 2025, e a empresa vencedora será responsável pela execução de obras importantes, incluindo a implantação de duplicações, faixas adicionais e novos acessos.
Leia Mais
Aprodam cria comissão que vai fiscalizar obras da paralisadas de ponte do Pirarara em Cacoal, RO
O Minuto Notícia – Informação é Poder!