O programa Microfone Aberto da Massa FM Jaru 91.1 Mhz, que vai ao ar das 06h às 07h, com noticiários locais, recebeu na semana passada e nesta semana de Carnaval, uma quantidade gigantesca de reclamações oriundas de produtores rurais de toda a região – Vale do Jamari – sobre o preço imposto pelos laticínios no litro do leite para a partir de 20 de março, que conforme nota de fevereiro, será de R$ 1,25.
Alguns produtores que conversaram com a Redação do O Minuto Notícia, disseram que não têm qualquer controle sobre o peço do produto, que é definido pelas empresas de laticínio.
“Nós não temos como estocar o produto de forma que possamos buscar melhor preço. As industrias se aproveitam dessa situação e impõe seu preço, a forma de pagamento, além de outras situações que só nos causam prejuízos”, disse um dos produtores.
Recentemente foram registrados movimentos da cadeia produtiva do leite, buscando valorização para o produto. Enquanto alguns foram para a frente de batalha em busca de melhorias, outros optaram por não engajar na luta e cederam as pressões das empresas.
Sem união, o produtor vê seu produto ser taxado da forma como a indústria do setor bem quer.
Na manhã desta terça-feira, 1º de março, o jornalismo da Massa FM Jaru 91.1 Mhz, que tem grande audiência, fez defesa aos produtores e conclamou todos os órgãos competentes a tomarem posição quanto a atual desvalorização do preço do leite na região. Ouça o áudio abaixo:
Nelson Salim Salles