O Minuto Notícia ×

Prefeito de Alvorada d’Oeste, RO Vanderlei Tecchio lembra a importância dos insubstituíveis professores

Chefe do poder executivo municipal destaca os desafios da profissão, responsável pela formação de todas as outras profissões.

Autor:
Prefeito Vanderlei Tecchio, ao lado de professores, comemorando a data especial.

Na véspera do Dia dos Professores, que de acordo com pesquisa da Redação do Jornal O Minuto Notícia, no Brasil, a origem das comemorações é muito antiga, estando presente desde o início da construção da sociedade brasileira como a conhecemos hoje, o prefeito de Alvorada d’Oeste (RO), Vanderlei Tecchio (PV), faz questão de lembrar, frisar, destacar e por que não, sublinhar a data de maneira especial.

Todos sabemos que o cargo, a profissão, a função em si, é considerada na verdade mais um dom do que talento ou aquisição de muito estudo e da formação. É algo a beira do sobrenatural, pois, é o extremo do incondicional.

Talvez por isto, o chefe do poder executivo alvoradense, Vanderlei Tecchio, quem comanda desde 1º de janeiro de 2021, o mais antigo município ao longo da BR-429, faz tanta questão de homenagear os mestres, educadores, formadores de todo o tipo de profissional.

Em nossas pesquisas, encontramos uma data importante para lembrar o surgimento das comemorações. O ano era 1827, durante a monarquia, Dom Pedro I instituiu, em 15 de outubro, um decreto imperial, cuja resolução estabelecia a criação do ensino elementar no país.

Para todos nós, os professores são os verdadeiros heróis

A informação está na biografia do professor Salomão Becker, que em 1947, sugeriu para seus colegas o dia 15 de outubro como um dia de descanso e de reflexão sobre os rumos do ensino.

A iniciativa acabou se espalhando para outras escolas paulistas e, depois, para instituições de todo o país. Assim, em 1963, o Dia dos Professores foi oficializado como feriado escolar em todo o Brasil pelo Decreto Federal 52.682.

Em conversa com o prefeito Vanderlei Tecchio, ele lembrou a nossa redação, que os professores participam ativamente da formação da cidadania, da construção de valores éticos e da consolidação da base de conhecimento, que são utilizados de forma generalizada na vida dos alunos.

“Eles formam os profissionais do futuro. O professor é o maestro que rege a sociedade. A educação é fundamental na composição de um mundo melhor, de pessoas, cidadãos melhores”, enfatizou.

 

Nelson Salim Salles, com informações da Escola Superior do Ministério Público


Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário