Rondônia, 21 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Premiação do Projeto Tribus é realizada no Cacoal Selva Park em Cacoal, RO

Presença do presidente da empresa 3 Corações Pedro Lima, que pontuou a atuação indígena na produção de café de qualidade.

Autor:
150 famílias indígenas beneficiadas pelo projeto.

A 5ª edição do Projeto Tribus, foi realizada nesta quarta-feira, 13 de dezembro nas dependências do Cacoal Selva Park, em Cacoal (RO).  A cerimônia de premiação do Concurso Tribus, que seleciona os micros lotes raros de cafés, que serão comercializados, foi sucesso absoluto.

O repórter Aroldo Tavares esteve no evento e conversou representantes de várias etnias indígenas, que participam do concurso desde 2019. De lá para cá, já foram mais de 150 famílias indígenas beneficiadas pelo projeto. “São 28 aldeias em Cacoal (RO) e Alta Floresta do Oeste (RO)”, pontuou a reportagem.

Ainda conforme Tavares, o Concurso Tribos tem a parceria da empresa 3 Corações, da (Funai), da Embrapa Rondônia, da Emater Rondônia, da Câmara Setorial do Café, além das Secretarias, Estadual e Municipal de Agricultura.

“O Projeto Tribos é fundamentado em três pilares. O protagonismo indígena, a proteção da floresta e a produção de café de alta qualidade”, disse Tavares durante a reportagem.

Pedro Lima, presidente da empresa 3 Corações

O presidente da 3 Corações Pedro Lima disse em entrevista, que foram feitos investimentos em treinamentos dos indígenas, em mudas de café de qualidade, na construção de terreiros suspensos, tudo com o único objetivo de provocar a produção de mais qualidade.

“O índio hoje tem se superado. Estamos no quinto ano desse evento maravilhoso, as comunidades indígenas tem prosperado e o que é mais bonito nesta ‘roda da prosperidade’ tem começado a dar os frutos”, disse Pedro Lima.

Foram avaliadas 96 amostras de micro lotes de café de alta qualidade. Os dez melhores lotes serão reconhecidos com prêmios em dinheiro e por meio da compra das sacas a preços acima do mercado, com lucro 100% revertido.

Nelson Salim com informações de Aroldo Tavares



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário