Rondônia, 19 de maio de 2025
O Minuto Notícia ×

Primeira Premiação Brasileira no Oscar: Um Marco Histórico

“Ainda Estou Aqui” narra a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, e sua luta para reaver o corpo de seu marido, Rubens Paiva, ex-deputado que foi preso, torturado e morto pela ditadura militar brasileira em 1971.

Autor:
Premiação do Oscar – 2025

Neste fim de semana, o Brasil fez história ao conquistar seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional com o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. A vitória foi comemorada intensamente por todo o país, com políticos, artistas e cidadãos celebrando o feito inédito.

  • “Ainda Estou Aqui” narra a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, e sua luta para reaver o corpo de seu marido, Rubens Paiva, ex-deputado que foi preso, torturado e morto pela ditadura militar brasileira em 1971. O filme foi aclamado pela crítica e pelo público, arrecadando mais de R$ 104 milhões em vendas de ingressos no Brasil. Além de vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” também foi indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz, embora não tenha levado essas estatuetas.

Central do Brasil

Antes de “Ainda Estou Aqui”, o filme “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles, quase levou o Oscar em 1999. “Central do Brasil” foi indicado nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro concorrendo ao prêmio6. O filme conta a história de Dora, uma professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Dora conhece Josué, um menino cuja mãe morre em um acidente, e decide ajudá-lo a encontrar seu pai, embarcando em uma jornada pelo interior do Brasil.

Embora “Central do Brasil” não tenha vencido o Oscar, o filme foi amplamente reconhecido e premiado em outros festivais internacionais, incluindo o Globo de Ouro, o BAFTA e o Festival de Berlim. A atuação de Fernanda Montenegro foi aclamada, e ela se tornou a primeira atriz latino-americana a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

 

Leia Mais

Crossfit em Rondônia: Um Desafio Transformador

O Minuto Notícia – Informação é Poder!




Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário