Rondônia, 25 de novembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Professora Damiana consegue aprovação de moção de aplausos para Associação Jaruense de Autista, durante sessão na câmara

Conforme a professora, o objetivo é mostrar o trabalho brioso que a AJA vem desenvolvendo. Damiana tem um sobrinho que foi diagnosticado.

Autor:
Vereadora Professora Damiana (PSB), durante discurso na Câmara de Vereadores de Jaru.

Nesta segunda-feira, 18 de abril, a vereadora Professora Damiana (PSB), apresentou a câmara municipal, uma “moção de aplausos” para a Associação Jaruense de Autismo (AJA), que foi aprovada e será entregue na próxima segunda-feira, 25 de abril.

Conforme Damiana, o objetivo é homenagear as pessoas que estão imbuídas de proporcionar melhor qualidade de vida aos portadores do Transtorno de Espectro Autista (TEA), que por sua sensibilidade mais aguçada, lidam com as dificuldades sociais, que são impostas pelo próprio transtorno.

“As pessoas acham que só criança tem autismo, que não existem vários adultos com autismo leve”, relata um comunicador de 43 anos, diagnosticado com Asperger, um tipo leve da condição. Ele atua numa emissora de rádio em Jaru (RO).

O comunicador que falou com a reportagem, é casado, tem formação na área de comunicação, onde atua, tem três filhos, trabalha todos os dias e consegue interagir, viajar, administrar sua vida normalmente. “Às vezes passa despercebido”, disse.

Focus Criativa. Conteúdo noticioso e assessoria.
(69) 9.99342-8109

Segundo a professora Damiana, ela mesmo tem na família um sobrinho que foi diagnosticado recentemente e após fazer parte do grupo mantido pela AJA, tem visto cada dia mais a necessidade de um trabalho voltado para as pessoas com esse transtorno.

“Além de terem que lidar com as dificuldades sociais impostas pelo próprio transtorno, estas pessoas precisam saber conviver com os mitos que cercam sua condição. Apesar de apresentarem dificuldades com as habilidades sociais, o autista não é sinônimo de dependência dos pais, desemprego ou solidão. Tudo isso não passa de preconceito”, disse a Professora Damiana em entrevista ao Jornal Eletrônico O Minuto Notícia, nesta terça-feira, 19 de abril.

 

Assista ao vídeo, abaixo:

 

O Minuto Notícia 



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário