Nesta segunda-feira, 20 de março, o prefeito de Espigão do Oeste, RO Weliton Campos, foi entrevistado pelo jornalista Nelson Salim Salles, editor do jornal eletrônico O Minuto Notícia – Informação é Poder – e também apresentador do programa Em Evidência, que vai ao ar uma vez por semana, sempre as 13h, pela página:
A entrevista apresentou no início um problema na transmissão do áudio, mas quem clicar no vídeo gravado com bate-papo da entrevista, é só adiantar até o tempo de 06:05 e ouvir na íntegra.
O prefeito iniciou falando sobre o Censo 2022, que constatou mais de 100 mil habitantes a menos em todo o Estado de Rondônia, sendo que Espigão do Oeste, teria perdido em torno de 3 mil habitantes, o que interfere diretamente na participação do repasse por parte do Governo Federal, ao município.
Logo em seguida, Weliton Campos falou sobre o setor madeireiro e exploração ilegal de minério, de diamantes das nossas reservas. Espigão tem sua economia baseada na geração de empregos pelas madeireiras, que estão diminuindo gradativamente.
O prefeito destacou que a falta de saneamento básico de qualidade e falta de oferta de qualidade de vida e de uma economia sustentada pelo setor primário, interfere no interesse de empresas em vir para Espigão.
Welinton disse que não vê o Estado e o município, com desenvolvimento fora do setor primário. Ele também disse que nenhuma empresa vem só a partir de um convite feito pelo prefeito, que é preciso ter outras garantias.
Em nosso canal o prefeito anunciou a possível instalação de uma empresa com investimentos de cerca de R$ 12 milhões de reais e expectativa de geração de 200 empregos diretos. Ele não disse em que seguimento seria esta empresa.
Welinton ainda lembrou a impugnação de projeto que repassaria recursos para associações de produtores rurais, saúde, infraestrutura, melhorias na reserva do bairro São José, que é mais problema do que propriamente local para lazer das famílias.
Na entrevista, o prefeito também garantiu investimentos na pavimentação de várias ruas do município.