Nesta segunda-feira, 2 de outubro, foi realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL), palestra de orientação sobre os riscos e danos ao meio ambiente provocados pelas queimadas.
Uma oficina foi realizada para um público formado por representantes da sociedade civil organizada, secretarias municipais, especialmente de meio ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (4º BPM), Defesa Civil e Energisa.
A educadora ambiental Ana Carolina Araújo foi a responsável pela ministração da oficina.
As orientações foram colocadas de forma que todas as autoridades, representatividades e classes, pudessem entender perfeitamente os riscos que as queimadas ilegais promovem, além dos danos severos ao meio ambiente de forma geral, especialmente a fauna e flora locais.
A oficina também abordou os riscos de incêndios próximos as linhas de transmissão de energia.
Ana Carolina enfatizou a importância de evitar o surgimento desses focos, que interrompem o fornecimento de energia, sendo que na maioria das vezes provocam apagões, deixando cidades inteiras sem energia elétrica, provocando prejuízos e oferecendo riscos aos sistemas de saúde e segurança, especialmente.