Com o objetivo de fomentar e auxiliar o crescimento sustentável da cultura cacaueira no estado de Rondônia, proporcionando aos produtores rurais qualificação técnica e assessoramento para que consigam produzir amêndoas de qualidade e produtos derivados do cacau com maior valor agregado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, vem desenvolvendo o Projeto Escola do Chocolate. Ações voltadas para o cultivo, beneficiamento e processamento do cacau estão mobilizando a cadeia produtiva regional.
Segundo o coordernador-geral do projeto, Renato Delmonico, um dos grandes focos deste projeto de ensino, pesquisa e extensão é valorizar e impulsionar a agricultura familiar, oportunizando novas formas de renda e a venda de produtos de maior qualidade. Para isso, em 2023 foram direcionados 5 milhões de reais via emenda parlamentar do Senador Confúcio Moura.
Para 2024, estão programados mais R$ 5 milhões para continuidade e expansão do projeto, também via emenda do senador. “Ainda existe o planejamento de liberação por parte do senador de um valor aproximado de 10 milhões, em um prazo de três anos, para que se chegue a 2.100.000 (dois milhões e cem) mudas doadas aos produtores rurais (cacauicultores) do estado de Rondônia”, destaca Renato.