Rondônia, 25 de novembro de 2024
O Minuto Notícia ×

Quatro alunos são flagrados com vapers em escola de Cacoal, RO

Diretora da instituição chamou a Patrulha Escolar e os responsáveis pelos alunos de 13, 16 e 17 anos. Os quatro vapers foram entregues na DPC de Cacoal.

Autor:
A venda de cigarro eletrônico e também de vapers é proibida desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quatro alunos de uma escola pública em Cacoal (RO), foram flagrados pela diretora da instituição, com vapers no banheiro dos fundos da escola.

A diretora acionou imediatamente uma Guarnição do 4º Batalhão da Polícia Militar que enviou para o local uma Patrulha Escolar e também entrou em contato com os pais dos envolvidos.

Conforme reportagem da TV Suruí, canal 15.1, A venda de cigarro eletrônico e também de vapers é proibida desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O programa Comando na TV exibiu reportagem sobre o assunto recentemente.

Mesmo assim, segundo dados do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), o Brasil tem 2,2 milhões de usuários desse tipo de cigarro, que faz muito mal a saúde.

A reportagem ainda apurou que desde 2003, quando foram criados, esses produtos passaram por diversas modificações e ampliações, chamadas de gerações:

  • os produtos descartáveis – de uso único;
  • os produtos recarregáveis com refis líquidos, em sistemas abertos ou fechados;
  • os produtos de tabaco aquecido, que possuem um dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com matriz sólida, usualmente tabaco.

Além de serem proibidos desde 2009, recentemente o regulamento referente aos dispositivos eletrônicos para fumar foi atualizado e foi mantida a proibição, já vigente. A ação danosa a saúde é evidente e comprovada através de pesquisa e estudos aprofundados. “Chega a ser pior que o cigarro convencional”, disse o repórter Aroldo Tavares na sua participação no programa.

Os produtos ficaram apreendidos na Delegacia de Polícia Civil de Cacoal e os alunos poderão ser suspensos e ainda tomarem um bom corretivo em casa.

 

Nelson Salim Salles, com informações da TV Suruí Cacoal



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário