
As queimadas em áreas urbanas voltaram a ser motivo de preocupação em Cacoal (RO). Com a chegada do período de estiagem e o acúmulo de vegetação seca e lixo em terrenos baldios, os registros de incêndios têm aumentado, exigindo a atuação frequente do Corpo de Bombeiros Militar. As informações são da TV Suruí Cacoal. A reportagem é de Matheus Afonso.
Além dos danos ambientais, a fumaça causada pelas queimadas tem afetado diretamente a qualidade de vida da população. Moradores relatam dificuldades respiratórias, desconforto dentro das residências e prejuízos à rotina, especialmente de crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.

De acordo com orientações das autoridades, a prática de colocar fogo em lixo, folhas secas ou terrenos é proibida e pode resultar em responsabilização dos envolvidos. As queimadas urbanas também representam risco de propagação das chamas para residências, comércios e áreas de vegetação próximas.
O Corpo de Bombeiros alerta que, durante o período mais seco do ano, qualquer foco de incêndio pode se espalhar rapidamente, principalmente quando há vento e grande quantidade de material combustível.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça a importância das denúncias da população para identificar os responsáveis e combater os incêndios criminosos ou provocados por negligência. A recomendação é que moradores evitem qualquer tipo de queima e mantenham terrenos limpos, reduzindo os riscos de novos focos.
As autoridades destacam que a conscientização da população é fundamental para preservar o meio ambiente, proteger a saúde pública e evitar prejuízos materiais causados pelas queimadas.
Nelson Salles da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!