As aulas da rede municipal de Cacoal (RO) retornaram nesta terça-feira (28), após três adiamentos. Na maior parte do estado de Rondônia, as aulas das redes estadual e municipal voltaram no dia 6 de fevereiro.
Em Cacoal, a princípio, as aulas começariam no dia 13 de fevereiro, mas foram adiadas três vezes, o principal problema era a falta de transporte escolar.
É que dos 36 ônibus terceirizados que foram vistoriados, 30 foram reprovados por estarem em desacordo com os padrões exigidos na legislação. Entre os itens negativos, estavam: portas presas com madeira e barras de ferro, bancos rasgados, barras de segurança soltas e pontas de metal nas escadas, além de painéis sujos e com itens faltando.
Veja fotos da situação dos ônibus
Segundo informações obtidas pela Rede Amazônica, para solucionar essa situação, o Governo do Estado e prefeituras de cidades vizinhas enviaram ônibus para compor a frota escolar de Cacoal e por isso o retorno das atividades foi possível.
Os veículos são responsáveis pelo deslocamento de mais de 3 mil estudantes até as escolas das áreas urbana e rural da cidade.
Outro problema que a cidade enfrenta é a falta de profissionais para atuar na área da educação. Sobre essa situação, segundo a prefeitura, ainda em dezembro do ano passado foi encaminhado para Câmara o projeto pedindo autorização orçamentária para a realização do concurso público.
Na última segunda-feira (27) foi votado na Câmara de Vereadores um projeto que regulamenta e valida o teste seletivo para contratação de novos profissionais.
Por Matheus Afonso, Rede Amazônica