Rondônia, 19 de abril de 2024
O Minuto Notícia ×

Retrospectiva do Flamengo: com vices na Libertadores e Brasileiro, saldo de 2021 é frustrante

Em ano marcado por problemas de lesão e de calendário, títulos da Supercopa e o tri do Carioca não são suficientes. Ceni e Renato não conseguem identificação com a torcida e são demitidos

Autor:
Flamengo levanta a taça da Supercopa 2021 — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O ano de 2021 foi cercado de grande expectativa para o Flamengo em relação a grandes conquistas, mas o clube terminou a temporada com um gostinho de frustração com o segundo lugar da Libertadores e do Brasileiro. De positivo, a conquista da Supercopa e o tri do Carioca.

Depois de ter Rogério Ceni e Renato Gaúcho no comando em 2021, o Flamengo agora vai em busca de um técnico estrangeiro para tentar retomar as conquistas dos títulos mais pesados.

Títulos da Supercopa e o tri do Carioca

Flamengo campeão do Carioca – Flamengo x Fluminense — Foto: André Durão

Em abril, o Flamengo enfrentou o Palmeiras na final da Supercopa e, depois de um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, com gols de Gabigol e Arrascaeta para os rubro-negros, a disputa foi para os pênaltis.

O Flamengo levou a melhor e venceu por 6 a 5. Pelo Palmeiras, Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa, Viña, Gabriel Veron fizeram os gols. Luan, Danilo, Gabriel Menino e Mayke erraram. Pelo Flamengo, Arrascaeta, Vitinho, Gabigol, João Gomes, Michael e Rodrigo Caio marcaram. Filipe Luís, Matheuzinho e Pepê erraram.

Em maio, o tricampeonato carioca veio após vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense na decisão. Gabigol, duas vezes, e Gomes marcaram os gols. Foi o 37º título do Campeonato Carioca conquistado pelo clube, e o sexto tricampeonato.

Com direito a áudio vazado, Ceni é demitido

Rogério Ceni e Gabigol, Flamengo x LDU — Foto: André Durão / ge

Campeão brasileiro da edição 2020, Rogério Ceni foi demitido pelo Flamengo após derrota para o Atlético-MG, na décima rodada. Os maus resultados no início da competição e o conturbado ambiente interno foram determinantes para a saída.

Para colocar ainda mais lenha na fogueira, um áudio do analista de scout Roberto Drummond foi vazado e continha duras críticas a Ceni: “Cara, ele é uma pessoa ruim. Não tem outra definição. É uma pessoa ruim. O cara é perdido, faz merda, critica departamentos. Ele não tem respaldo do pessoal de cima, deixa ele meio perdido aqui. Mas ele está lá há quase um ano já, ele nunca se interessou em sentar com o pessoal da análise de desempenho, que são os caras de tática e tal, para ver quais são os processos, o que que faz.”

Time do Flamengo comemora o gol com homenagem a Gerson — Foto: Pedro Martins

Gerson é vendido para o Olympique de Marselha

Um dos remanescentes do time histórico de 2019, Gerson foi vendido ao Olympique de Marselha por 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 mi) e aditivos por metas que podem chegar a 30 mi de euros. O clube ainda mantém de 20 a 25% dependendo do valor de uma venda futura.

Kenedy, Andreas Pereira e David Luiz são contratados

David Luiz é apresentado como jogador do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Se no início do ano a movimentação no mercado foi tímida, com a chegada do zagueiro Bruno Viana, a janela do meio do ano foi mais generosa para o Flamengo, que contratou três reforços de peso de clubes inglês: David Luiz, ex-Arsenal, Andreas Pereira, ex-Manchester United e Kenedy, ex-Chelsea.

Renato Gaúcho leva o time até a final da Libertadores, mas deixa o clube sem conquistar título

Renato Gaúcho; Palmeiras x Flamengo — Foto: Getty Images

Renato, enfim, realizou o sonho de ser técnico do Flamengo. Mas sua trajetória foi bastante turbulenta. Com muitos problemas para escalar o time, seja por convocações ou por lesões, ele se viu pressionado a não rodar demais o elenco e, assim, tentar lutar pelos três títulos. Não deu certo.

Ele levou o time até a semifinal da Copa do Brasil, mas teve uma eliminação traumática após perder por 3 a 0 para o Athletico dentro do Maracanã. Se já era muito cobrado, o clima para Renato ficava cada vez mais pesado porque no Brasileiro o Flamengo oscilava e via o Atlético-MG cada vez mais consolidado como líder. Terminou a competição em segundo lugar.

Gol Deyverson Andreas Pereira Palmeiras Flamengo frame 12 — Foto: Reprodução Fox Sports

O grande objetivo da temporada foi decidido no dia 27 de novembro, no Uruguai, na final da Libertadores, contra o Palmeiras. Depois de sair em desvantagem, o Flamengo empatou com Gabigol e levou a decisão para a prorrogação. Aí aconteceu o lance mais simbólico da temporada rubro-negra: Andreas Pereira errou um recuo para o goleiro, e Deyverson marcou o gol do título palmeirense.

Frustração total. Dois dias depois, o Flamengo confirmou a saída de Renato e busca um novo técnico para comandar o time em 2022.

O reencontro com a Nação

Torcida Flamengo contra Atlético-MG, Maracanã, Brasileirão — Foto: André Durão / ge

Depois de quase 500 dias com estádios fechados por causa da pandemia de Covid, os jogadores do Flamengo reencontraram os torcedores na vitória por 4 a 1 sobre o Defensa y Justicia, no Mané Garrincha, pela Libertadores.

Na reta final da Copa do Brasil e Brasileiro, houve também a abertura para o público no Maracanã, e os rubro-negros não decepcionaram, inclusive quando o título brasileiro já estava nas mãos do Galo.

Michael, um símbolo de superação

Michael Flamengo — Foto: André Durão

Um jogador merece uma menção especial na temporada 2021: Michael. O atacante se recuperou de um início muito ruim no Flamengo e, principalmente no segundo semestre, se transformou um dos principais jogadores da equipe. Marcou 14 gols no Brasileiro e foi o artilheiro do time.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário